Pataniscas de Feijão Verde


Eu adoro “Peixinhos da Horta”. As vagens de feijão verde cozidas inteiras e depois passadas por polme e fritas. Adoro como petisco nos jantares de tapas, e gosto de acompanhar com uma maionese ou molho tártaro. Há até uma história familiar acerca de “peixinhos da horta”. Uma vez a minha avó tinha feito para o jantar, e assim que o meu pai chegou a casa eu fui a correr dizer-lhe que o jantar eram bolinhos de cobra fritos!
Mas além dos “peixinhos da horta”, gosto também muito de pataniscas de feijão verde, que são também uma excelente maneira de aproveitar as sobras de algum bocadinho de feijão verde cozido, e que acabam a render mais do que os peixinhos da horta.
Esta é a minha versão, que acabou com mais algumas coisas em almoço leve nestes dias de calor.

Ingredientes para cerca de 8 pataniscas

100g de feij\ao verde cozido
1 ovo
4 colheres de sopa de farinha (podem usar farinha normal, ou qualquer outra farinha a vosso gosto, como farinha integral, de espelta, polvilho, farinha de mandioca...)
50ml de água (ou um bocadinho mais)
sal e pimenta q.b.
azeite para fritar

Preparação:

Com uma faca corte o feijão verde em pequenos pedaços. Reserve.
Numa taça coloque o ovo, a farinha e a água. Tempere de sal e pimenta e misture bem. Se achar que a mistura está muito grossa, junte mais um bocadinho de água. Envolva o feijão verde.
Leve uma frigideira anti aderente ao lume com um fundo de azeite e deixe aquecer bem.
Frite colheradas de massa até que fique dourada. Vire e deixe fritar do outro lado. Repita até esgotar toda a massa.
Escorra em papel absorvente e sirva como acompanhamento ou prato principal.


Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Anónimo09:21

    Adoro pataniscas e acho-as muito versáteis, pois podem ser de qualquer coisa.
    Também, adoro peixinhos da horta, mas não os consigo fazer com o "formato" normal, acabando por ficarem com o formato de uma patanisca.
    Mais uma boa ideia para experimentar, seja numa refeição ligeira seja num piquenique, agora que o tempo convida a estar cá fora a apreciar a paisagem.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Que ricas pataniscas,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Gosto tanto de pataniscas. Nunca fiz com feijão verde, por norma uso milho e cenoura. Deliciosoa partilha.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/06/a-cozinhar-com-elsa-gouveia-e-um-panna.html

    ResponderEliminar
  4. N conhecia, e estou necessitada de muitas ideias para escoar o feijão-verde que tenho com fartura! Obrigada pela partilha.
    Elsa Máximo

    ResponderEliminar
  5. N conhecia, e estou necessitada de muitas ideias para escoar o feijão-verde que tenho com fartura! Obrigada pela partilha.
    Elsa Máximo

    ResponderEliminar
  6. Adorei a ideia e hoje foi dia de experimentar. Ficam tão boas :)

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde. Hoje tentei fazer estas pataniscas, mas não saíram lá muito bem 😊 Que farinha usou? E fritou em azeite abundante? Eu tive de as colocar no forno...

    ResponderEliminar
  8. Na receita falta cozer primeiro o feijão verde senão fica muito duro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:29

      Na receita diz: 100gr de feijao verde cozido !

      Eliminar
    2. Também faço pataniscas de feijão verde com frequência. Os meus filhos adoram...mas junto leite (por vezes até leite de soja, que fica tão bom ou até melhor) cebola picada e muita salsa picadinha. Vão por mim....acrescentem estes 3 ingredientes e verificarão a melhora!
      Deliciosas!!!!

      Eliminar

Imprimir