Nuggets de Frango no Forno


Hoje não vou aborrecer ninguém com a “evangelização” e a conversa acerca de alimentação infantil, e sobre o que costumo fazer cá em casa. Actualmente com tanta informação sobre cuidados a ter com a alimentação das crianças, com já tantos livros, blogues e afins acerca de alimentação infantil, não vale a pena estar sempre a bater na mesma tecla. Em última análise, cada pai/mãe saberá o que é melhor para o seu filho e tomará as decisões que achar melhor. E, tal como noutros campos da nossa vida, não vale a pena apregoar que a maneira como fazemos é a mais correta. É a nossa e pronto. Sem demais justificações.
Podemos sim, e devemos, tentar dar exemplos de alimentos e receitas melhores. Principalmente com alimentos de melhor qualidade, e tentando ao máximo diversificar a alimentação dos nossos filhos. E dar exemplos de comida “a sério”, em vez de comida processada, tantas vezes cheia de coisas menos saudáveis, e que ao longo do tempo, e fazendo parte de uma base alimentar regular e frequente  comprometem não só a qualidade de vida, mas também o palato.
Sendo hoje o Dia Mundial da Criança, faz sentido uma receita a pensar nos mais pequenos. E hoje, um dos habituais favoritos, aqui numa versão com ingredientes “de verdade”. Uma das variantes que costumo fazer cá em casa e que tem sempre adeptos.
E também há video para que sigam a par e passo esta versão.

E dia 11 de Junho, pelas 10h, um novo workshop, desta vez em Coimbra, na Baking Day, mesmo ao lado do Coimbrashopping, e com o tema: "Receitas Frescas para Dias de Sol". Para mais informações e inscrições em bakingday@hotmail.com..

E além disso vou estar na Feira do Livro de Coimbra, no stand da Bertrand, dia 4 de Junho, domingo,  pelas 16h30 para dois dedos de conversa e autógrafos.  Conto com a vossa presença!



Ingredientes para 4 pessoas:

2 peitos de frango do campo cortados em pedaços não muito finos
sal e pimenta q.b.
sumo de limão q.b.
alho em pó q.b.
farinha de mandioca (ou se preferirem pão ralado) q.b.
1 colher de sopa de farinha de linhaça - opcional
1 ovo batido
Azeite q.b.

Preparação:

Numa taça coloque os peitos de frango e tempere com sal, pimenta, o alho em pó e o sumo de limão. Deixe marinar algum tempo.
Numa taça tenha uma mistura de farinha de mandioca (ou o pão ralado se preferir) com a farinha de linhaça. Numa outra taça tenha o ovo batido.
Passe cada um dos pedacinhos de frango por ovo batido e depois pela mistura de farinha de mandioca e linhaça e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal.
“Regue” depois com um pouco de azeite sobre os nuggets - eu pessoalmente prefiro usar um pouco de azeite em spray - e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC com ventilação, durante cerca de 20 minutos, ou até o frango estar cozinhado e dourado.
Retire do forno.
Sirva simples ou com um pouco de maionese caseira.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo09:47

    Uma boa ideia para miúdos e graúdos!
    E agora que o tempo está quente e para passeios, é ideal para "piquenicar"!
    A questão da alimentação é sempre um tema pertinente, mas que gera muitas "discórdias". Gerir esta questão é delicada, quando há pessoas com ideias diferentes, seja dentro da própria família seja com resto da sociedade.
    Informação há muita, e cabe a todos nós "processar" e aplicar em casa, sem justificações perante os outros. Embora a mentalidade esteja a mudar aos poucos, a verdade é que muitas vezes não se respeita a opção alimentar tomada (ex. dentro da família, ou mesmo nas escolas/creches/infantários).
    Peço desculpa pelo "desabafo" em termos genéricos, mas a verdade é que estamos sempre a tempo de mudar e melhorar a nossa alimentação.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Que nuggets fantásticos!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Cá em casa os nuggets são sempre feitos de raíz! Mas usamos uma marinada diferente e a cobertura é com bolacha de água e sal esmagada/moída :) Depois de se comer pratos feitos em casa, com ingredientes 'de verdade', não se volta a querer outra coisa! Bjinhos e feliz Dia da Criança aos teus meninos :)

    ResponderEliminar

Imprimir