Este recheio (apesar de aqui vos deixar a receita completa) tinha sobrado de uns cogumelos recheados, e acabei a congelar o excesso.
Num acesso de gulodice e porque ando a querer acabar com as coisas que tenho congeladas, decidi fazer umas belas empadinhas para o almoço ou jantar.
Apesar de muitas vezes aproveitar para usar massa de empadas já pronta e cortada que costumo comprar no Supercor, decidi fazer a massa, coisa que não é, de todo a primeira vez. Pode dar um bocadinho mais de trabalho, mas o resultado compensa imenso. E as empadas ficaram realmente deliciosas. E sim, nada a ver com qualquer outra massa.
Para aproveitar tardes frias de Outono a cozinhar....
Calendário de Workshops:
Dia 12 de Novembro, Workshop na Baking Day, em Coimbra, pelas 10h com o tema Receitas para dar as Boas Vindas ao Outono (Comfort Food). Para inscrições e informações em bakingday@homail.com - já com poucas vagas!!
Dia 25 de Novembro, pelas 15h no Porto, nos Workshops Pop-Up, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações info@workshops-popup.com
Dia 26 de Novembro, pelas 10h em Furadouro - Ovar, na colher de Chá, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações geral@colherdecha.pt
Dia 1 de Dezembro, pelas 15 em Lisboa, nos Workshops Pop-Up Chiado, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações chiado@workshops-popup.com (atenção que há poucas vagas para Lisboa e já há pessoas inscritas.)
Ingredientes para 16 empadinhas não muito grandes:
Massa:
300g de farinha
125g de manteiga fria
50ml de água
sal q.b.
Recheio:
6 cogumelos frescos
1alheira
1 cebola pequena
100g de espinafres frescos
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
sementes de papoila q.b.
ovo batido para pincelar
Preparação:
Pique a cebola finamente. Pique também os cogumelos previamente lavados.
Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e acrescente a cebola picada deixando refogar. Junte depois os cogumelos picados e deixe cozinhar cerca de 5 minutos.
Retire a pele à alheira e corte-a em pedaços. Acrescente à mistura de cogumelos e mexa bem de modo a formar uma espécie de pasta. Retifique de sal e pimenta. Acrescente agora os espinafres e vá mexendo até que estes murchem. Retire do lume e reserve, deixando arrefecer.
Entretanto prepare a massa. No robot de cozinha coloque todos os ingredientes e misture até obter uma massa homogénea. Se não tem robot de cozinha, coloque a farinha com o sal numa taça, abra um buraco ao meio e junte a água e a manteiga fria cortada em pedacinhos. Trabalhe com as mão até obter uma massa homogénea.
Estique depois a massa com o rolo e corte dezasseis discos, de modo a forrar 16 formas não muito grandes de empadas. Recheie as empadas com a mistura de espinafres, alheira e cogumelos. Volte a cortar mais 16 discos de massa - agora ligeiramente mais pequenos - e tape as empadinhas, selando bem as bordas da massa.
Pincele depois com o ovo batido e polvilhe com as sementes de papoila.
Leve as empadas ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos ou até a massa estar bem cozinhada.
Retire e desenforme, deixando arrefecer sobre uma grelha.
Bom Apetite!
Olá! :)
ResponderEliminarFico com muito bom aspecto! Deve estar uma delicia! :) nham nham
E ainda por cima ficaram bem perfeitinhas, parecem mini soldadinhos eheheh
Beijinhos
Blogue | Facebook | Instagram | Youtube | Zomato | Pinterest
Estão muito gulosas!
ResponderEliminarEstão muito perfeitinhas (gosto deste tipo de forma) e lindas num prato fantástico! Eu pensava que tinha um igual, mas enganei-me, pois tenho um outro com a mesma folhagem, mas sem o pássaro (enganei-me quando escolhi na loja online).
Gosto da ideia, bem como do recheio, pois tenho alheiras e cogumelos congelados para serem usados. Talvez saia alguma coisa, durante o fim de semana, em empadinhas ou uma empada grande.
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Ficará bom com farinheira? e em empada grande que numa família grande é mais simples...?
ResponderEliminarOmg que delicia! Fiquei com água na boca :)
ResponderEliminarTheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook
Devem ficar deliciosas (além de lindas)! Adoro mesmo todo o tipo de salgadinhos com alheira, estas empadas são mesmo para mim :) uma tentação! Beijinhos
ResponderEliminarhttp://trendylisbon.com/
Ficaram cá com um aspecto e tão perfeitinhas,...
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
Vou fazer já amanhã.:p
ResponderEliminarAnother Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/
que bela forma de re-utilizar o recheio de um modo bem diferente e igualmente delicioso!
ResponderEliminarBeijinhos,
Su
http://sudelicia.blogspot.pt/
Que óptimo aspecto e prato lindo!
ResponderEliminarQuais são as formas que usa?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarQue aspecto maravilhoso! Devem ter ficado óptimas!
ResponderEliminar