Sopa de Feijão Branco com Pesto de Manjericão (receita também em video)


Das memórias da minha infância, faz parte a depensa desordenada da avó Cila. Uma pequena divisão no corredor que levava à cozinha, logo a seguir à sala de jantar e antes da casa de banho. Lembro-me do cheiro, meio bafiento, onde se acumulavam batatas, alhos e cebolas e também pacotes de massa, arroz, farinha e açúcar e um outro sem número de coisas. Presente está sempre o cheiro e a desordem. Um caos organizado, porque normalmente a minha avó encontrava tudo o que precisava por ali, e se faltasse alguma coisa era ir num instante, ali ao lado, à mercearia e talho do Sr. Jaime.
Nas minhas memórias há ainda, muito presente, uma coisa que me encantava. Uma velha caixa plástica, cheia de saquinhos de especiarias presos com molas coloridas. E ao fundo uns cubinhos envoltos em papel dourado (ou pelo menos assim me recordo). E esse cubinhos, juntamente com um limão inteiro, faziam um frango assado no forno que eu adorava e que, quando tinha sorte, era servido com umas batatas fritas muito fininhas, cortadas com uma velha mandolina...

Esses pequenos cubos eram caldos de galinha, que sempre me habituei a ver em casa da minha avó, e mais tarde em casa da minha mãe. Eram o segredo de algumas receitas chave, como o tal frango foguetão, para ajudar a dar sabor a uma ou outra receita, a uma canja rápida quando estávamos meias adoentadas, ou até para juntar a um arroz de forno.

Que me perdoem os fundamentalistas, mas em minha casa, os caldos também continuaram a ter um cantinho na despensa. Porque o frango à foguetão será sempre uma receita de memórias e não é a mesma coisa sem aquele caldo, e para desenrascar em dias de menos tempo e oportunidade, um caldo para um risotto, arroz e um molho especial de almôndegas que fazemos aqui por casa.

Fiquei bastante agradada, quando a Knorr me enviou estes novos caldos biológicos e me desafiou a experimentá-los. Principalmente porque vejo que há uma preocupação por parte da industria alimentar, e neste caso da Knorr, de tornar este produto melhor e com melhores ingredientes: ingredientes que nos proporcionam um tempero completo para rapidamente preparar uma refeição, e feito com legumes de verdade, de origem biológica e especiarias.

Porque somos nós consumidores - mais ou menos habituais - que devemos exigir melhor qualidade nos produtos que encontramos à venda. E acho que é isso mesmo que acontece nestes novos caldos Biológicos da Knorr.
Confesso que ainda não os experimentei no nosso familiar frango à foguetão, mas os caldos biológicos de legumes (à base de cenoura, cebola, curcuma, noz moscada e alho) já tiveram honra, numa deliciosa sopa de feijão branco, acompanhada com molho pesto feito com manjericão do jardim.

Gosto assim de saber que tenho uma alternativa biológica aos caldos tradicionais, estes preparados com os melhores ingredientes provenientes de agricultura biológica e sustentável, e uma boa opção para usar cá em casa e até nos workshops.

Calendário de Workshops (antes de uma pausa até pelo menos a Primavera de 2018!)

Dia 25 de Novembro, pelas 15h no Porto, nos Workshops Pop-Up, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações info@workshops-popup.com

Dia 26 de Novembro, pelas 10h em Furadouro - Ovar, na colher de Chá, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações geral@colherdecha.pt

Dia 1 de Dezembro, pelas 15 em Lisboa, nos Workshops Pop-Up Chiado, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações chiado@workshops-popup.com



Ingredientes:

1 lata grande de feijão branco
azeite q.b.
sal q.b.
cerca de 1 litro de água a ferver
2 dentes de alho
1 haste de alecrim

Pesto:
1 mão cheia de amêndoas com pele
1 pernada de manjericão fresco
1 dente de alho
sal q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Comece por preparar o pesto. No copo da varinha mágica coloque o manjericão, o dente de alho esmagado, as amêndoas e tempere com um pouco de sal e uma golada de azeite. Triture tudo até obter uma pasta. Se necessário junte um pouco mais de azeite e retifique de sal. Reserve.
Leve depois um pouco de azeite ao lume a aromatizar com alho e o alecrim. Junte o feijão já escorrido e envolva bem, deixando ganhar sabor. Retire o alecrim,  junte o caldo de legumes Biológico Knorr desfeito e depois cerca de 1 litro de água a ferver (junte a água aos poucos, para a sopa não ficar muito líquida) e deixe levantar fervura. Triture bem até obter um creme e retifique de sal.
Sirva a sopa bem cremosa com um pouco de pesto de manjericão.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Uma verdadeira delicia! Testada e aprovada cá por casa. Só faltou o caldo biológico que virá para a despensa numa próxima ida ao supermercado. Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17:34

    Adoro sopas com feijão, e estou sempre à procura de ideias diferentes para elas, sem ser a sopa de feijão encarnado/manteiga com couve, ou a de feijão frade, nabo e rama do nabo.
    Gosto desta ideia, pois é uma forma diferente de apresentar uma sopa de feijão.
    Quando era pequena, os caldos knorr apareciam, de vez em quando, para dar sabor a um arroz de manteiga ou sopa.
    Ainda usei durante alguns tempos, mas depois deixei de comprar com frequência. Pontualmente, aparece para "desenrascar" um caldo de carne que seja solicitado em alguma receita.
    Quando passo nos supermercados biológicos, costumo "cuscar" os produtos, e já investiguei alguns caldos biológicos. Á primeira vista, são parecidos em alguns ingredientes base, embora sejam de origem biológica. Não comprei para experimentar na altura, mas estavam na calha para experimentar, para um "desenrasque" de último recurso.
    Irei estar atenta a estes quando for aos supermercados, pois o seu uso é algo muito pontual (muitas vezes deixo-os passar da validade, por falta de uso).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Adoro sopa e adoro pesto. Nunca me lembrei de juntar um com o outro.
    Levo a receita comigo.
    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/11/abobora-hokaido-recheada.html

    ResponderEliminar
  4. Adorei! parece super apetitoso!

    ResponderEliminar
  5. Gostei da receita e do regresso dos videos, ainda por cima com 'upgrade' ;) A barriga ainda ñ te estorva a cozinhar? E nomes p a mana mais nova, os manos já deram opiniões? :) Bjinhos e td a correr bem!

    ResponderEliminar

Imprimir