Polvo Panado com Arroz Soltinho


Há muito tempo que não fazia polvo panado. Aliás, é daquelas coisas que eu raramente faço, pois é mais comida da mãe, e uma das coisas que nunca faltam na nossa mesa da consoada. Mas quando veio um lindo polvo no meu cabaz do “Peixinho da Lota”, não resisti a fazê-lo panado, deixando-vos esta sugestão deliciosa!
Só uma nota, em relação ao polvo. Congelo-o sempre antes de o cozinhar, dizem que fica mais tenro, e cozo-o com uma cebola e raramente na panela de pressão, porque não consigo muito bem acertar com o tempo de cozedura (apesar de a minha mãe, que é a rainha da panela de pressão, coze-o sempre nessa panela!). Fora isso, não tem nada que saber. Depois de cozido pode haver arroz de polvo, salada de polvo, polvo à lagareiro ou este delicioso polvo panado.
Experimentem e digam qualquer coisa!

Workshops a pensar nas Festividades já este fim de semana:

Dia 25 de Novembro, pelas 15h no Porto, nos Workshops Pop-Up, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações info@workshops-popup.com

Dia 26 de Novembro, pelas 10h em Furadouro - Ovar, na colher de Chá, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações geral@colherdecha.pt

Dia 1 de Dezembro, pelas 15 em Lisboa, nos Workshops Pop-Up Chiado, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações chiado@workshops-popup.com


Ingredientes para 4 pessoas (2 adultos + 2 crianças)

1 polvo pequeno (cerca de 800g)
2 cebolas
1 folha de louro
pão ralado q.b.
1 ovo batido
2 dentes de alho
1 limão
1 medida de arroz vaporizado ou basmati (1 chávena de 225ml)
sal e pimenta q.b.
salsa picada q.b.

Preparação:

Coza o polvo em água com uma cebola e uma pitada de sal. Quando o polvo estiver cozido retire-o e separe os tentáculos e reserve a água da cozedura. Coloque-os numa taça e tempere-os com pimenta, uma pitada de sal, os dentes de alho laminados e o sumo de limão. Deixe a tomar gosto.
Pique depois a cebola e leve-a a a alourar num pouco de azeite. Junte depois o arroz e envolva no refogado. Junte 2 medidas de água - da água da cozedura do polvo  - e envolva no arroz. Retifique de sal e pimenta, deixe levantar fervura, tape o tacho e diminua o lume, deixando cozinhar até que toda a água seja absorvida. 
Passe depois os tentáculos pelo ovo batido e depois pelo pão ralado e frite em óleo quente.
Sirva o arroz polvilhado com a salsa e os tentáculos de polvo fritos!


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo11:18

    Aqui está uma bela sugestão!
    Adoro polvo, apesar de não fazer com frequência. Faz parte da ceia de Natal, por via da "herança" transmontana, por parte do meu pai. Uma uma recordação de infância que tenho, é de ir com ele à Praça da Ribeira, comprar um polvo fresco (e grande) para a ceia de Natal, aproveitando as boleias dos carros da Marinha (na altura, não havia a "oferta" de transportes públicos, e era um pretexto para ir à cidade).
    Quando o compro fresco, a senhora da peixaria, recomenda que seja congelado, antes de ser cozido, pois fica macio.
    Já tenho saudades dele, e talvez apareça daqui a uns tempos alguma coisa com ele (tenho que o comprar primeiro, é claro!).
    Relativamente à panela de pressão, é possível saber o tempo de cozedura dele? E já agora, sugestões/dicas e receitas feitas na panela de pressão? Estou a começar a aprender "trabalhar" com a panela, e ainda ando um pouco "verde" nesta andanças. Já fiz a marmelada simples e com clementina/maçã, cozi castanhas e grão/feijão, e guisei um pouco de carne. No entanto, ando à procura de ideias/receitas, para tirar partido desta panela, que aterrou em casa e que está sub-aproveitada.
    Considerações à parte, esta receita de polvo é tentadora, e talvez seja uma forma diferente de variar o polvo cozido com batatas e couves da ceia de Natal.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto de polvo panado com arroz do mesmo. Não tinha pensado em fazer isso para o Natal mas gostei da sugestão.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/11/sweet-potato-chips.html

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16:25

    No próximo fim de semana vou experimentar
    Aida Lopes

    ResponderEliminar
  4. O polvo se for polvo vitelo não precisa de ser congelado. Deve ser lavado e colocado na panela de pressão sem água e sem sal, na panela de pressão, durante 30 min. Fica tenro, suculento e saborosíssimo.
    Experimentem pois foi uma dica que aprendi com as meninas da " Maria do Alívio"que vendem peixe no mercado em Angeiras (Matosinhos)

    ResponderEliminar
  5. É um prato que adoro! No Natal da minha família é servido no almoço do dia 25, antes do leitão ou de outra carne assada que costuma fazer parte da ementa. Eu fico-me pelo polvo e pelas sobremesas da época. ;)

    ResponderEliminar

Imprimir