Grão de Bico, Atum e Batata Doce


Não quero parecer maçadora, mas neste momento tudo gira à volta da Maria Benedita, do Zé e do António e de nos adaptarmos uns aos outros. Já conseguimos ter uma “rotina”, embora existam uns dias mais fáceis do que outros.
No meio disto tem de existir tempo para as outras coisas, claro, como a organização e o planeamento doméstico... Mas basicamente a minha vida tem sido filhos e casa, com uns minutinhos para ir tratando de coisas urgentes e necessárias. 
No meio disto, com a arca congeladora quase vazia das refeições que deixei preparadas, já começo a sentir mais disponibilidade para cozinhar e ir fazendo algumas coisas. Desta vez um clássico com alimentos disponíveis em casa: grão de bico, atum, tomate pelado, batata doce, cenoura e ovos... Uma refeição completa e bastante rápida de preparar. Para ir variando!

Ingredientes para 2 adultos e 2 crianças:

200g de grão de bico cozido (usei cozido em casa, mas o equivalente a uma lata das pequenas)
2 latas de atum em azeite
2 cenouras pequenas
2 batatas doce médias
azeitonas q.b.
1 cebola
1 folha de louro
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 pitada de cominhos
1 lata pequena de tomate pelado
4 ovos

Preparação:

Descasque as batatas doce e corte-as em cubos não muito grandes. Descasque também as cenouras e corte-as em cubos do mesmo tamanho que as batatas. Coloque a batata e a cenoura num tacho com água, assim como os ovos, tempere de sal e leve a cozer cerca de 10 minutos depois de levantarem fervura.
Entretanto pique a cebola e leve-a a refogar com um pouco de azeite e a folha de louro. Acrescente o grão de bico escorrido e o tomate pelado - sem molho - e cortado em pedacinhos. Junte também os cominhos e tempere de sal e pimenta, deixando refogar um pouco.
Escorra depois o atum e junte-o ao tacho com o grão de bico envolvendo bem.
Assim que as batatas e a cenoura estiverem cozinhadas escorra bem e junte-as também ao preparado anterior.
Coloque os ovos em água fria e deixe arrefecer. Descasque-os e corte dois em pedacinhos pequenos e envolva com os restantes ingredientes. 
Coloque a mistura no prato de servir e decore com os restantes ovos cortados em quartos e com as azeitonas.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo09:40

    Ora, aqui está uma ideia bastante interessante!
    Costumo ter estes ingredientes em casa, e é uma forma diferente de variar a "salada russa albrabada" que costumo fazer.
    Não acho que esteja a ser maçadora. Tendo em conta, que acabou de ser mãe, e que a "rotina" leva um pouco a entrar nos eixos, é normal que as publicações sejam de coisas práticas, fáceis de fazer e adaptáveis com o que temos em casa.
    Nem todos nós temos vida e disponibilidade para fazer (ou apresentar) coisas bonitas dignas de uma capa de revista, mas mesmo o simples (e aparentemente banal), pode ser delicioso. Há lugar para tudo, mas no momento e contexto certo.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Nada maçadora Joana as suas publicações são sempre novas inspirações e sai são sempre muito bem vindas parabéns

    ResponderEliminar
  3. Nada maçadora Joana as suas publicações são sempre novas inspirações e sai são sempre muito bem vindas parabéns

    ResponderEliminar
  4. Joana, há poucos blogs que eu acompanho há tanto tempo como o teu. É com uma felicidade enorme que assisti à tua evolução e ao crescimento da família. Muito obrigada pelas partilhas, pelos ensinamentos e muitas muitas felicidades! Um beijinho grande* Alexandra

    ResponderEliminar

Imprimir