Bolo de Banana e Sarraceno


Vi este bolo no blogue do meu querido Célio (Sweet Gula) e fiquei logo apaixonada - o que me acontece quase sempre que vou ao blogue dele, porque as fotografias são simplesmente maravilhosas! 
Achei curioso a versão “saudável” do bolo, mais pelo uso integral de farinha de trigo sarraceno, do que propriamente por não usar açúcar refinado, mas achei quer era interessante experimentar este bolo, cuja receita original é da Sara, do blogue “Nem acredito que é saudável”!
O bolo é muito fácil de fazer um bolo que na sua totalidade só tem farinha de trigo sarraceno (uma farinha sem glúten, para quem não saiba) tem um sabor muito peculiar e que pode não agradar a todos. Eu gostei, mas os meus filhos disseram que não gostaram do bolo e tenho a certeza que foi por causa do sabor forte do sarraceno, que mesmo com a banana, a amêndoa e o chocolate o tornam demasiado intenso e possível de não agradar a todos.
No entanto, se gostam do sabor mais forte do sarraceno, vale a pena experimentar estar versão. Fiquei no entanto a pensar como ficaria trocando uma parte da farinha de trigo sarraceno por farinha normal, ou até de aveia ou espelta.
Fica aqui a receita porque, miúdos à parte, eu gostei bastante do bolo.

Ingredientes:
(receita adaptada do blog da Sara "Nem Acredito Que é Saudável” )

230 g de farinha de trigo sarraceno
 1/2 c. (chá) de fermento
1/2 c. (chá) de sal
80 g açúcar de coco
2 bananas em puré
20 g de manteiga de amêndoa
50 g de óleo de coco
1 c. (chá) de essência de baunilha
50 ml de bebida de aveia
2 ovos
40 g de amêndoas, picadas
60 g de chocolate com 70% de cacau, picado
1 banana em fatias
1 c. (sopa) de açúcar de coco

Preparação:

Numa taça misture a farinha, o fermento, o sal e o açúcar de coco. Noutra taça misture as bananas em puré, a manteiga de amêndoa , o óleo de coco, a essência de baunilha, a bebida de aveia e os ovos. Bata tudo até ficar bem misturado.
Junte depois as duas coisas e misture novamente. Envolva depois as amêndoas picadas e o chocolate.
Unte com óleo de coco uma forma de aro amovível com 20cm de diâmetro e forre-a com papel vegetal e volte a untar com óleo de coco. No fundo coloque as bananas fatiadas e polvilhe com açúcar de coco.
Coloque a massa do bolo sobre as fatias de banana e leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC durante 40-45 minutos, até o bolo estar cozido no centro.
Retire do forno, deixe arrefecer alguns minutos e depois desenforme.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Olá :)
    Tenho usado trigo sarraceno algumas vezes, nunca fiz mesmo bolinho com farinha de sarraceno. Fiz panquecas só com farinha de sarraceno mas não correu lá muito bem: a massa ficava toda colada à frigideira. Optei depois por misturar sempre com outra farinha e já correu bem ;)
    Tenho de experimentar a fazer este bolinho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18:01

    Já tinha visto este bolo da minha homónina, cujo blog aprecio e acompanho, e no do Sweet Gula. Tinha ficado com a receita de lado, para ser feita com algumas alterações a nível da farinha (ajustando a farinha de sarraceno com um pouco de farinha de arroz/araruta).
    A farinha de trigo sarraceno, tem um sabor muito próprio e peculiar, e que não agrada a todos. Usei pela primeira vez esta farinha, numa receita de muffins de dióspiro e chocolate. A primeira vez que os provei, levei um pouco de tempo a gostar do sabor, pois o sabor é bastante forte. Ia precavida com a introdução do seu sabor, e é algo que se aprende a gostar.
    Como nem sempre tenho bananas para serem usadas em bolos, irei experimentar assim que tenha possibilidade, mas em versão "mini".

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir