Bolo de Chocolate e Courgete (versão sem glúten)


Se estamos na época das courgetes, há que as aproveitar em receitas diferentes! O bolo de chocolate e courgete não é novidade e há outras receitas no blogue. E até de outros bolos com courgete. A courgete mal se nota, faz o bolo levar menos ou nenhuma gordura, e fica muito macio e cremoso.
Esta versão é sem glúten, especial para intolerantes ou para quem, por um motivo ou outro o quer retirar da dieta. E depois foi feito com açúcar de coco - que é um açúcar que não é refinado - e que uso de vez em quando, principalmente quando faço bolos mais a pensar nos miúdos - mas que podem substituir se quiserem por outro que tenham disponível!
O bolo fica realmente muito rico e intenso no seu sabor a chocolate. Não sei também se por ter usado cacau cru em pó, em vez de cacau “normal”. Ideal para os verdadeiros amantes de chocolate. Eu gostei muito e o António também!


Ingredientes:
(chávena usada com 220ml de capacidade)

4 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite
3 ovos
1/2 chávena de açúcar de coco (podem usar açúcar de cana integral, mascavado ou outro se preferirem)
1/2 chávena de cacau em pó (uso cacau cru em pó)
1 + 1/2 chávena de farinha de amêndoa (amêndoa finamente triturada)
2 colheres de sopa de fubá de mandioca ou amido de milho (maisena)
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 chávena de courgete ralada (previamente escorrida para libertar o máxima de água)
1/2 chávena de chocolate 74% cacau grosseiramente picado

Preparação:

Com a batedeira elétrica bata os ovos até que fiquem espumosos. Junte o açúcar e continue a bater até que o açúcar esteja dissolvido. Junte depois o cacau, a farinha de amêndoa, a fubá ou amido de milho, o fermento e o extrato de baunilha, e bata novamente até ficar com uma mistura homogénea. Junte depois a courgete ralada e escorrida, o chocolate partido e envolva bem.
Coloque a mistura numa forma com buraco previamente untada e polvilhada com um pouco de cacau e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.
Deixe arrefecer uns minutos antes de desenformar.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo13:01

    O bolo ficou bem bonito e guloso!
    Aqui está um pretexto para usar o resto de uma courgete que tenho no frigorífico. Tenho quase tudo, excepto as amêndoas, mas tenho outros frutos secos que podem ser usados.
    O cacau crú tem um sabor mais intenso, bem como o cacau 100%, ficando com um sabor mais "rico".
    É uma boa ideia para ter na "manga", em termos de opções para quem não consuma glúten ou seja intolerante a este, para as reuniões familiares ou convívios.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Tb já fiz um bolo semelhante qd as courgettes eram mais q muitas! Adoro :) Bjinhos e bom fds / boas férias!

    ResponderEliminar

Imprimir