Pedem-me imensas vezes as receitas dos pães que faço aqui por casa. Na verdade só vou fazendo variações da receita de pão da Titá que já publiquei há uns anos, e vou “melhorando” se isso é possível essa receita. Nos últimos tempos, tenho usado sempre esta receita com a farinha de espelta, e esta é a receita favorita dos últimos tempos, e a que tenho repetido mais vezes. Acrescento mais água, porque gostamos do pão com mais “hidratação” e portanto fica com mais “olhos” e menos compacto depois de levedar, e junto também algumas sementes.
Importante é mesmo a maneira como o pão coze, e cozer numa caçarola, tacho, pirex, ultra pro é indiferente. Tem é que ser sempre num recipiente fechado.
Próximos Workshops:
Tema: Mesas de Festa
Porto - 15 de Dezembro - 15h Workshops Pop -Up
Inscrições diretas aqui:
Ingredientes para 1 pão:
250g de farinha de trigo biológica
250g de farinha de espelta biológica
2 colheres de sobremesa de sementes de linhaça castanha
1 colher de sopa de sementes de sésamo
flor de sal q.b.
7g de levedura seca (uso fermipan)
500ml de água tépida
Preparação:
Numa taça grande colocar as farinhas, as sementes, a levedura e o sal e misturar com a colher de pau. Adicionar a água e misturar novamente com a colher até tudo estar envolvido. (Não é para amassar, é só mesmo para misturar. E a mistura fica meia líquida: é mesmo assim!)
Tapar com um pano ou película aderente e deixar levedar no mínimo 1 hora e no máxima até 24 horas.
Ligue depois o forno a 220ºC e lá dentro coloque o tacho de barro, o pirex ou a ultrapro, sempre com tampa, para aquecer ao mesmo tempo que o forno aquece. Quando o forno estiver na temperatura desejada, retire cuidadosamente o recipiente do forno e polvilhe o fundo com um pouco de farinha. Verta a massa para dentro do recipiente que estiver a utilizar e polvilhe com um pouco mais de farinha. Tape com a tampa e coloque no forno deixado cozinhar cerca de 45 minutos, sempre tapado. Ao fim desse tempo pode retirar a tampa e deixar estar mais uns 5 minutos, se quiser uma crosta mais dourada.
Retire depois do forno, desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha. Evite cortar ainda quente. Pode congelar o pão fatiado.
Bom Apetite!
Também faço sempre este pão, ultimamente com a variável de centeio, uma maravilha.
ResponderEliminarAida Lopes
Esse pão está lindo!
ResponderEliminarJá não faço há bastante tempo, mas costumava fazer algumas combinações com farinhas (trigo e centeio, trigo normal e integral, trigo e um pouco de farinha de aveia, sementes, etc).
Em casa, fazia-o no pirex (usava dois, pois um encaixava no outro) ou tacho de barro.
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Nem de propósito aqui com o comentário do mahmoud, eu agora faço numa tjine tudo o que precisa de ser tapado. Acho que vou acabar com mais de 90% do meu consumo de papel de alumínio.
ResponderEliminarOlá,
ResponderEliminaro pão cresce muito? Devemos encher o tacho ou até meio apenas?
Olá,
ResponderEliminarSe usar fermento padeiro fresco,qual a quntidade que devo usar?
Obrigada.
Feito e aprovado. Muito bom!
ResponderEliminarUm Beijinho,
Carina Mendes
Para fazer na máquina Elétrica, qual seria a quantidade de água a utilizar para 500 mg de farinha??
ResponderEliminarObrigada