Bolachas de Laranja da D. Hortense e outro presente de comer



Nos clássicos dos presentes de comer raramente faltam as bolachinhas. Vou variando receitas, testando receitas novas, e até fazendo várias receitas para fazer pequenos sortidos de bolachas.
Desta vez umas bolachinhas de laranja deliciosas, perfeitas para fazer com a ajuda dos mais pequenos, que aprendi no último fim de semana, nos workshops do Santiago Hotel Cooking&Nature. São perfeitas para irem fazendo e oferecendo seja aos amigos, aos colegas de trabalho, às educadoras e professoras dos miúdos.
O natal aproxima-se a passos largos, e aos poucos os cabazes vão tomando forma. Faltam 10 dias para o Natal!

Próximo Workshops:
Tema: Mesas de Festa

Porto - 15 de Dezembro - 15h Workshops Pop -Up - ÚLTIMAS VAGAS
Inscrições diretas aqui: 

Ingredientes:

200g de manteiga
250g de açúcar
4 ovos
1 laranja
900g de farinha com fermento
1 gema para pincelar

Preparação:

Com a ajuda de uma batedeira ou com o robot de cozinha, bata o açúcar com a manteiga. Junte depois os ovos, a raspa e o sumo da laranja e a farinha com fermento. Misture até obter uma massa que de descole das paredes da taça.
Acabe depois de amassar na banca da cozinha até obter uma massa lisa. Com a ajuda do rolo da massa estique a massa com cerca de 0,5cm de espessura. Corte depois com os cortadores de bolachas e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Pincele depois com a gema de ovo, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 10 minutos, até as bordas começarem a ficar douradas.
Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha. Guarde depois em caixas herméticas ou coloque em saquinhos e decore para oferecer.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Acho q receitas de bolachinhas tb nunca são de mais :) Vou apontar e fazer já amanhã :) Bjinhos e bom fds (de festa de aniversário, certo? ;) )

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:58

    Não há fotografia, mas imagino o ar delicioso delas!
    Receitas de bolachas nunca são demais, e está é diferente das que costumo fazer.
    É boa sugestão para as ofertas de Natal, e não só!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana! Dão para quantas bolachas, mais ou menos?

    ResponderEliminar
  4. Ana, posso dizer-te q fiz metade da receita no passado fds e deu para cerca de 80 bolachas de vários feitios natalícios e tamanho razoável. Bjinhos :)

    ResponderEliminar

Imprimir