Carapau Frito com Salada de Feijão Frade


No ultimo cabaz da Peixinho da Lota, vieram carapau grandes que, assim que os vi, pensei logo em os fazer grelhados com molho à espanhola: adoro! Mas os dias foram passando e achei que afinal os carapaus não iam acabar grelhados mas sim fritos. E iam acompanhar uma saladinha de feijão frade e uma salada de tomate. É que isto para mim também é comida de verão e muito tradicional.
Ah e tal, são fritos. Pois são. E depois? Mais uma vez “nem sempre, nem nunca” a ser aplicado à minha cozinha em particular e à minha vida no geral. Os fritos entram na minha cozinha. De forma ponderada e ocasional. Não são a base da nossa alimentação, mas acho que uma refeição de peixe frito não faz mal a ninguém! Equilibrio é essencial. Também na forma como nos alimentamos.
Portanto lá saíram os carapaus grandes fritos, depois de cortados em pedaços e de terem estado umas horas ao sal para “enrijarem”.
Uma refeição de que todos gostaram!

Ingredientes para 4 pessoas:

4 carapaus grandes
sal marinho q.b.
farinha de milho q.b.

Salada de feijão frade:

500g de feijão frade cozido
1 cebola
1 molho de salsa
azeite q.b.
vinagre q.b.

Preparação:

Corte o carapau em 3 pedaços ( se não gostar descarte as cabeças, mas para quem gosta as cabeças bem fritas são um pitéu!) Coloque-o numa taça e tempere com sal. Não se preocupe de colocar sal a mais, que depois será retirado. Coloque no frigorífico e deixe ficar assim algumas horas.
Retire depois o excesso de sal, sacudindo os pedaços de carapaus, e passe por farinha de milho. Frite-os depois em óleo abundante até estarem bem dourados e coloque-os a escorrer sobre uma grelha.
Entretanto prepare a salada de feijão farde. Numa taça coloque o feijão escorrido. Pique finamente a cebola e a salsa e envolva bem no feijão. Tempere a gosto com azeite e vinagre e envolva bem.
Sirva os carapaus fritos com a salada de feijão frade e acompanhe com uma salada de tomate.

Bom Apetite!

1 comentário :

Imprimir