Farfale com Molho de Tomate, Azeitonas e Mozarela

Continuo a fazer coisinhas simples! Desta vez uma massa com molho de tomate e azeitonas. Em menos de 20 minutos ficou pronta!

Ingredientes:

Massa farfale
1 lata de tomate pelado
1 cebola pequena
2 dentes de alho
algumas folhas de mangericão
oregãos
sal e pimenta
azeitonas pretas descaroçadas
queijo mozarela ralado em fio

Preparação:

Começe por cozer a massa em água temperada de sal e com um fio de azeite.
Entretanto pique a cebola, os dentes de alho e o tomate pelado e coloque tudo numa panela juntamente com o líquido do tomate pelado, e leve ao lume. (Assim mesmo, não é preciso colocar azeite!) Tempere de sal, pimenta e oregãos e deixe cozinhar.
Assim que a massa estiver "al dente", retire-a do lume, escorra e passe por água fria para parar a cozedura. Volte a colocá-la na panela e junte o queijo ralado, mexa e tape.
De volta ao molho de tomate, rectifique os temperos, junte as azeitonas inteiras descaroçadas, as folhas de mangericão cortadas grosseiramente, mexa bem, e junte o molho à massa.
Coloque num prato de servir, polvilhe com mais oregãos e sirva bem quente.

Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Anónimo10:42

    Olá! Que blog fantástico! E apetitoso! Andava eu na net à procura de ideias para o lanchinho do 1.º aniversário da minha filha mais nova, no dia 20, e encontrei estas receitinhas todas! Muitos parabéns! E, já agora, dado que não tenho muito jeito para estas coisas, se me puder dar umas "luzes" para a festinha da minha pimpolha...Obrigada e continuação de bom trabalho! - Isabel

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:03

    Adoro massa...de qualquer maneira e esta tem tudo o que eu gosto com ingredientes muito bem combinados, vou guardar esta ideia....

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:06

    Adoro massa, feita de qualquer maneira e os ingredientes escolhidos combinam muito bem, vou guardar esta ideia

    ResponderEliminar
  4. A simplicidade é amiga do bom gosto. :-)

    ResponderEliminar
  5. Isabel:
    Não sei quantas pessoas vais ter, mas deixo aqui algumas sugestões, depois só tens de adaptar consoante o número de convidados.
    Existem 2 coisas que eu tenho sempre nas festas: 1 tábua de queijos com tostinhas e pão caseiro, e um prato de frutas naturais (eu nunca uso fruta em lata!)
    Quanto às sobremesas, haverá certamente bolo de aniversário, e depois mais algumas, mas nada de exageros. Tenho a certeza que tens sobremesas que fazes habitualmente e de que os teus convidados gostam.
    Quanto aos salgados... Se for um lanche ajantarado aconselho teres 1 sopa: pode ser um creme de cenoura ou de alho francês, caldo verde, uma sopa de abóbora com coentros... Acho também que deve haver um parto quente: qq coisa que dê para comer de pé e apenas com um garfo: uma receita de bacalhau (tipo bacalhau com natas), ou um arroz de pato, ou de frango. Desde que não tenha espinhas, ossos, e não seja preciso faca tudo é permitido. É claro que se fôr um parto que seja só colocar no forno podes preparar tudo de véspera e no dia disfrutar dos teus convidados.
    Depois há sempre aqueles salgadinhos que se pôem na mesa. Para dizer a verdade, farta um bocado haver rissois e dos croquetes!!!
    Que tal uns cogumelos gratinados, uma salada de rúcula ou de espinafres com mozarella, bacon e croutons e uma vinagreta de balsâmico; umas quiches, uns ovos verdes, umas tâmaras ou ananás enrolado em bacon e depois feito no forno; pão de alho; sapateira recheada com tostinhas, uma tábua de enchidos e presunto, uns patés de atum e de ovo cozido e delícias...
    Bem... espero ter ajudado. A maior parte das coisas que te falei, podes encontrar as receitas aqui no blogue, nos arquivos mensais.
    Depois gostava de saber o que decidiste fazer, e como correu!
    Colher-de-pau

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:45

    Olá e obrigada pela resposta rápida! Seremos 12 adultos e 3 crianças. Vou fazer um lanche ajantarado, mas vai mesmo ser mais "lanche" e não tanto "ajantarado"... Realmente, não sou muito dotada para a cozinha ou, como diz o meu marido,sou muito insegura. Por um lado, na minha família, cozinhar é uma palavra obscura e difícil. Pelo contrário, na família do meu marido, as mulheres cozinham todas bem, com arte e muito talento! Não há nada que não saibam fazer!!! Acabo por me sentir um pouco envergonhada, sempre que recebo alguém, pois sei que estou aquém destas verdadeiras fadas da culinária! :-) De qualquer forma, farei "obrigatoriamente" uma canja de galinha, sobretudo pela pequenada. Penso servi-la mais para o fim do dia. A tábua de queijos é sempre bem acolhida. Quanto à tábua de enchidos, que me sugeres? Por acaso, estava a pensar pôr umas alheiras com grelos, já cortadas aos pedacinhos, mas gostava de ter mais sugestões. Vou "roubar" a ideia do "carpaccio de ananás com romã", que é refrescante e colorido e vou fazer aquela "cópia a 95%" da Quiche Loraine :-) Quanto aos doces... bem, para além do bolinho de aniversário, não estou a pensar pôr muitas sobremesas. Gostava de fazer uma mousse ou uma sobremesa fria, daquelas em que é só "juntar tudo", pôr no frigorífico e em que todos se lambuzam. Que me recomendas?! tens alguma receita em arquivo? Como já dei a entender, não vou adoptar a sugestão do prato quente. Ainda por cima, os convidados chegarão pelas 18h00, sendo que habitualmente almoçamos todos tarde... Bom, para agora são estas as minhas ideias, mas sou toda ouvidos e olhos!!! E, mais uma vez, obrigada! Isabel

    ResponderEliminar
  7. Quanto à tábua de enchidos aconselho também um chouriço assado, ou grelhado, morcela também grelhada ou cozida, farinheira frita ou grelhada, e até linguiça! Os enchidos só têm mesmo é que ser bons! Se não sabes escolher pede sugestão no talho ou no supermercado! Já agora coloca também umas fatias fininhas de presunto.
    deixo-te outra sugestão para a canja de galinha: compra ovos de codorniz e coloca-os na canja e põe um inteiro em cada prato. Os miúdos deverão adorar (até os graúdos!)
    Quanto a sobremesas... Todos os miúdos adoram Mousse de Chocolate e gelatinas...Há a mousse de ananás e de manga que são receitas de misturar tudo e pôr no frigorífico!
    Mais alguma coisa é só dizeres!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo00:31

    Colher, desculpa a intromissão, mas quanto à festa da Isabel, queria deixar duas sugestões:
    Mousse de chocolate nem pensar nas de pacote! Eu não sei de cor as quantidades mas a receita da minha Mãe (q é excelente, na minha opinão) consiste em derreter 300gr de chocolate de culinária com margarina e 10 colheres de sopa de açucar em banho maria. Em seguida, retira-se do lume e vai-se juntando lentamente as 12 gemas (se necessário, usar a batedeira para misturar bem) e por fim, envolver cuidadosamente 12 claras batidas em castelo. Esta quantidade dá aproximadamente para 2 taças de servir (cá em casa somos todos muito gulosos e a mousse desaparece rapidamente!).
    Quanto à mousse de manga é facilima de fazer: uma lata grande de polpa de manga, uma lata de leite condensado e quatro iogurtes naturais sem açucar. Misturar tudo e levar ao frigorífico.
    Mas há também a alternativa da mousse de morango cuja receita esta aqui no blog. Pena é ainda não estarmos na época dos morangos...
    Beijos,
    MJ

    ResponderEliminar
  9. Anónimo13:52

    Colher-de-pau: como grelhas a farinheira ou a morcela? De alguma forma especial? (Vê-se mesmo que não entendo patavina...)
    MJ: depois poderás confirmar as quantidades dos ingredientes da mousse de chocolate?
    Muito obrigada às duas pelas sugestões e, sobretudo, pela atenção e disponiblidade que tiveram! Depois conto como correu tudo! Isabel

    ResponderEliminar
  10. Anónimo12:16

    Isabel,
    Espero ainda ir a tempo.
    Mousse chocolate
    300gr chocolate culinária
    12 ovos
    2 colheres sopa de manteiga
    10 colheres sopa açucar.

    Boa festa,
    MJ

    ResponderEliminar
  11. Anónimo12:36

    Sim, sim, ainda vem a tempo! Obrigada, MJ! Isabel

    ResponderEliminar

Imprimir