Bolo de Amêndoa e Gila

Este bolo fez parte da minha mesa de Natal, e é um dos meus bolos favoritos. Fica bastante húmido, e é ideal para servir como sobremesa ou num lanche acompanhado de um chá.
Não sei se é uma receita original da doçaria conventual portuguesa, ou apenas uma adaptação, mas faz definitivamente parte dessa categoria!

Ingredientes:

3 ovos + 3 gemas
250g de açúcar
250g de amêndoa ralada e pelada
200g de doce de gila
1clh sobremesa de canela em pó
margarina
papel vegetal
Fios de Ovos

Preparação:

Ligue o forno e regule-o para os 180ºC. Bata os ovos e as gemas com o açúcar na batedeira eléctrica durante 10 a 15 minutos na velocidade máxima.
Junte as amêndoas raladas, o doce de gila e a canela. Continue a bater até todos os ingredientes estarem ligados.
Deite a massa numa forma previamente untada com margarina e forrada com papel vegetal também untado.
Coza no forno durante cerca de 30 minutos. Desenforme e deixe arrefecer.
Enfeite de fios de ovos.

Bom Apetite!

19 comentários :

  1. Anónimo16:48

    Menina, este bolinho está de fazer crescer água na boca! E eu com a barriga a dar horas... Isto não se faz.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23:13

    Parece delicioso!
    A minha mãe costuma fazer este folo mas sem pelar a amêndoa, também fica muito bom!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:15

    que lindooooooooooooo! agora fiquei pior que o cão de Pavlov, lol...

    o doce de gila pode ser de compra?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:46

    Que bom aspecto tem o bolo...dá vontade de "roubar" a fatia, deve ter ficado delicioso.

    ResponderEliminar
  5. Eu costumo usar sempredoce de Gila da "Casa de Mateus!

    ResponderEliminar
  6. Sou totalmente louca por doce de gila! Que bolo lindo! :-)

    ResponderEliminar
  7. Anónimo21:08

    Menina que delicia esse bolo! Já anotei pra provar! Doce de gila (ou de alcayota como chamamos aqui) tenho muitos frascos em casa porque eu mesmo os preparo. Delicioso seu blog! Carinhos!

    ResponderEliminar
  8. Delicioso com certeza! Fazemos um bolo muito semelhante lá por casa. "Bolo Bom Como Tão Bom": que apesar de "um pouco" mais doce do que este desaparece à velocidade da Gula!

    ResponderEliminar
  9. A foto está linda apetece mesmo uma fatia

    ResponderEliminar
  10. Anónimo22:39

    sim., realmente tem muito bom aspeto.parabens

    ResponderEliminar
  11. Anónimo16:44

    Está com muito bom aspecto, sim senhor.
    Cá em casa também se faz um que se chama "bolo rançoso", que é uma delícia, apesar do nome...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo18:15

    Boa tarde,

    Gostava de tirar uma dúvida, diz que o bolo de gila e amendoa só cose durante 30 minutos , mas o meu estava liquido e eu deixei coser cerca de 50m, mas ao desenformar ele ficou um bocado feinho, a minha pergunta é se quando se desliga o forno de facto ele deve ainda estar liquido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:55

      eu fiz o bolo que esteve no forno 30m e tudo correu bem. Não será que ralou demais as amêndoas, tipo pó?

      Eliminar
  13. Adoro doces tipo conventuais... "pouco calórico". uma amiga ofereceu-me abóbora gila lá do seu quintal e eu gostaria de fazer doce mas não tenho receita... por onde devo começar??

    ResponderEliminar
  14. Luísa19:06

    Parabéns pelas deliciosas receitas!
    Tenho, neste momento, o bolo no forno e coloca-se a mesma dúvida da leitora Mafalda Duarte: findos os 30 minutos de cozedura indicados o bolo parece líquido (está ainda no forno para mais uns 15 minutos). É normal que fique "líquido"?

    Obrigada e bem-haja,
    Luísa

    ResponderEliminar
  15. Não é normal estar liquido, o bolo fica humido mas compacto. Tb quando desenformo fica feinho porque aquela crosta que se forma por cima, parte toda, por isso na maior parte das vezes deixo dentro do papel, ou então faço em forma de fundo solto.
    Quanto aos doces de compra, é o unico doce que não dispenso feito de modo caeiro, pois não fica com tanto liquido. Para quem quiser fazer em casa...
    http://saboreseimagens.blogs.sapo.pt/1543.html :)

    ResponderEliminar
  16. Muito bom, já fiz várias vezes

    ResponderEliminar
  17. Anónimo23:37

    Digo, que as receitas que faço de Bolo de Amendoa nada têm a ver com estas quantidades, nem com este tempo de cozedura! Não me parece que esta receita seja experimentada!!!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo12:52

    Esta receita é uma adaptação do "Bolo Bom Como Tão Bom", criado pelas freiras Carmelitas Calçadas do Convento da Esperança, em Beja.

    ResponderEliminar

Imprimir