Almondegas à Moda Sueca

Confesso que gosto das almôndegas do Ikea. (E não vale a pena começarem com piadas acerca da carne de cavalo…)E como de vez em quando. Das outras vezes faço-as em casa. Ou seja faço a minha versão de almondegas à moda sueca. Escolho a carne, peço para picar no talho – apesar de agora andar com vontade de comprar um daqueles picadores de carne antigos, de metal e que têm uma manivela e se fixam à mesa ou banca. Depois em casa faço as minhas próprias almondegas, o meu molho, mas aldrabo com a compota de arandos que costumo trazer do Ikea. E sim, faz toda a diferença acompanhar com a compota. Eu adoro. Espero que também gostem.

Ingredientes para 2 pessoas:

250g de carne picada
½ cebola
Sal e pimenta q.b.
1 ovo
3 colheres de sopa de pão ralado
Azeite q.b.
200ml de caldo de frango ou carne (usei caseiro)
2 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa (rasa) de farinha
1 colher de sopa de manteiga
Doce de arandos para servir (usei do Ikea)

Preparação:

Numa taça misture a carne picada com a cebola também picada, o ovo e o pão ralado. Tempere com sal e pimenta e misture bem. Forme bolinhas (se achar que a carne ainda está muito molhada, junte um pouco mais de pão ralado) e coloque-as uns minutos no frigorífico antes de servir.
Entretanto leve outro tacho ao lume com a manteiga e deixe derreter. Junte depois a farinha e deixe cozinhar um pouco até começar a ganhar cor. Vá acrescentando depois o caldo de frango bem quente, aos poucos e poucos, até obter um molho cremoso e espesso, e por fim junte o leite, mexendo mais um pouco. Reserve.
Leve depois uma frigideira ao lume com um fio de azeite e cozinhe as almondegas até ficarem bem douradas e cozinhadas por dentro.
Sirva as almôndegas com o molho e o doce de arandos e acompanhe com puré, batatas fritas ou massa.

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Esse doce dá aquele "up" ao prato! Maravilha!

    ResponderEliminar
  2. Confesso que também gosto das almôndegas do Ikea, apesar de achar que não devia gostar.:) E gosto sobretudo do molho! Mas um dia destes vou experimentar esta versão caseira (com batatas fritas, que acho que vai mesmo bem)!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:07

    TENHO UMA PARA VENDER JÁ COM MUITOS ANOS QUER COMPRAR?

    ResponderEliminar
  4. Estão com um aspecto fantástico!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12:31

    !!!!!!??????

    ResponderEliminar
  6. Ai que delícia de prato! Me deu água na boca.
    Uma ótima postagem pra começar o dia!!! Já dá pra ir pensando nessa possibilidade pro almoço... hehehe
    :D
    Um ótimo dia!
    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Anónimo17:56

    Esta semana no Lidl está uma picadora de carne eléctrica com muito bom aspecto! Eu já ando atrás da minha (porque onde fui já estava esgotada) mas já estou cheia de ideias!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Boa noite. Eu gosto muito de vir ao seu blog ver as receitas que publica. sao como uma inspiração para mim. Eu criei agora um blog em que vou começar a publicar os ratos que vou fazendo no dia a dia . Vá dando uma vista de olhos e diga me o que acha e claro qu aceito sugestões de ementas!

    http://cozinharparasaborear.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Anónimo11:54

    Viva! sigo o blog,já faz algum tempo, mas nunca comentei (não sei porquê...) gosto das receitas, simples; gosto da forma descontracção da escrita; gosto das fotos inspiradoras para se fazer de cada refeição um prazer também para a vista! Parabéns pela gravidez tão desejada, compreendo a felicidade!
    Quanto a este prato: um dia destes fiz um entrecosto no forno bem temperado com tomilho da horta, raspa de limão, sumo de laranja e outros pequenos pós que alegram o meu paladar, mas quando o entrecosto foi para a mesa... faltava qualquer coisa... então, lembrei-me que no fim de semana anterior os meus tios do norte tinham vindo a lisboa e a minha tia trouxe entre requeijão caseiro e marmelada de cortar, um pótinho de doce de framboesa! ácido e doce nas medidas certas...! foi para a mesa acompanhar o entrecosto e foi um sucesso, vale a pena experimentar!
    Com carinho, um beijinho
    Magda

    ResponderEliminar
  10. Ana Freitas00:46

    O caldo de carne ou frango como se faz?
    obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      No meu outro blogue "A economia cá de casa", cujo link pode encontrar na barra lateral do lado esquerdo, encontrará algumas dicas e sugestões para fazer caldos caseiros em casa.
      Espero ter ajudado.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir