Apesar de já muitos estarem de férias, ou já terem gozado de algum período de férias ao longo desta primeira metade do ano, por aqui as férias ainda estão a algumas semanas de distância, e até lá tanto há para fazer. Sinto que por aqui estamos todos a precisar de uns dias de descanso, talvez porque este ano, por força das circunstâncias - e elas são várias - não houve sequer uns fins de semana “prolongados” para descontrair.
Até lá vamos fazendo o que podemos para as férias não parecerem apenas uma miragem, para finalmente podermos descansar a mente e o corpo dos dias agitados da semana, se bem que o meu ritmo e o ritmo do Miguel não sejam bem os mesmos. Desejamos as férias e ansiamos os dias de praia com motivações diferentes… mas acho que é assim com todas as pessoas.
Enquanto não chegam os aguardados dias - e não vale fazer contas ao que ainda há para fazer até lá - o calor e o sol, a varanda e as refeições lá fora vão-nos dando alguns minutos de descontração.
Desta vez com umas sardinhas com molho de limão, azeite e salsa da minha vizinha de horta. Para variar da sardinha assada.
sal e pimenta q.b.
50ml de azeite
1/2 limão
1 molhinho de salsa
1 dente de alho
Entretanto prepare o molho. Numa taça coloque a raspa de 1/2 limão, o dente de alho também ralado ou esmagado numa papa, a salsa picada finamente e junte depois o azeite, um pouco de sumo de limão (convém ir provando para não ficar muito ácido) e tempere a gosto com um pouco de sal e pimenta. Mexa bem de modo a tudo ficar combinado.
Leve uma chapa, frigideira anti-aderente ou grelhado ao lume e deixe aquecer bem. Pincele as sardinhas abertas com um pouco de azeite e leve-as a grelhar de ambos os lados até que fiquem cozinhadas, mas não secas.
Disponha-as depois no prato de servir e regue com o molho de azeite, limão e salsa.
Sirva de imediato, com uma salada de tomate e pimento e umas batatinhas salteadas.
Bom Apetite!
Uma boa ideia para variar das sardinhas assadas! Muito apetitosa, capaz de cativar até os mais "esquisitos" com as sardinhas. Um grande beijinho, Sara Oliveira
ResponderEliminarSara,
EliminarNão sei se os esquisitos das sardinhas aprovariam este prato. Mas qualquer amante de sardinhas gostará certamente e é sempre bom poder variar da forma mais tradicional de as preparar, até porque nem sempre há oportunidade para fazer sardinha assada.
Um beijinho,
Joana
Que aspeto divinal. Concordo com a Sara Oliveira - é uma boa forma de variar das sardinhas assadas!
ResponderEliminarBeijinhos
Ficou com um aspeto divinal! A combinar perfeitamente com o verão :)
ResponderEliminarTambém acho que é definitivamente uma receita de verão. Fica a faltar a sangria....
EliminarUm beijinho,
Joana
Joana, adoro sardinhas abertas. A minha avó chamava-lhes "costeletas de sardinha", e desde a infância que as consumo. Ela fazia-as panadas... São uma delícia!
ResponderEliminarSunflower,
EliminarTambém as conheço assim, como costeletas de sardinha e também gosto de as fazer panadas, são deliciosas.
Mas desta vez foi assim para evitar os fritos!
Um beijinho,
Joana
(já há tempos que não a lia por aqui!)