“Outra vez bolo de Courgete?!”, foi a exclamação do Miguel ao perguntar-me de que era o bolo que via na bancada da cozinha.
Sim, outra vez bolo de courgete, mas uma versão diferente, mais gulosa, desta vez com pepitas de chocolate, porque toda a gente sabe que courgete e chocolate casam bem. Além disso, tenho de dar andamento às courgetes e num bolo para o fim de semana parece-me sempre bem.
Já a pensar nas férias, que estão a chegar, com as coisas orientadas na nova casa e com a sensação de dever cumprido, finalmente relaxo um pouco, com uma fatia de bolo (pequenina…) e um copo de chá gelado.
Bom fim de semana!
(chávena usada de 220ml de capacidade)
1 chávena de açúcar
1/2 chávena de óleo de girassol
1 colher de chá de essencia de baunilha (ou pasta)
1 chávena bem cheia de courgete ralada (aproximadamente 1 courgete não muito grande)
100g de pepitas de chocolate
1,5 chávenas de farinha
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de canela em pó
Bata os ovos com o açúcar e o óleo até tudo ficar bem incorporado. Acrescente a baunilha, a courgete e as pepitas de chocolate e envolva bem.
Noutra taça misture a farinha com o fermento, o bicarbonato de sódio e a canela e envolva depois, aos poucos e poucos na mistura anterior até ficar com uma massa lisa e sem grumos.
Coloque a massa numa forma de bolo inglês previamente untada e polvilhada com farinha e leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 50 minutos.
Deixe arrefecer na forma antes de desenformar.
Bom Apetite!
E ficou com um óptimo aspecto,...este bolo!
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario
Está bastante guloso! Para experimentar esta versão, pois as curgetes estão no seu auge e a um preço em conta. Só espero que não mude de cor como o outro! Mistério... Um bom fim de semana e um grande beijinho, Sara Oliveira
ResponderEliminarQue riqueza de bolinho! E com a chuva que por aqui está, uma fatia de bolo e um chá (neste caso, quente, Joana; no Litoral Norte terá de ser quente, os 15º e a chuva assim o pedem!:) vêm mesmo a calhar. Bom fim de semana!
ResponderEliminarEste bolo parece-me excelente e tem o bónus da canela que adoro :P Bjinhos e bom fds!
ResponderEliminarAcho que vou dar despacho a umas curgetes que ali tenho :)
ResponderEliminarEstava aqui a pensar que bolo havia de fazer, acabei de decidir, vai ser este :)
ResponderEliminaresta excelente sim senhora eu gosto muito de bolos com courgette.
ResponderEliminarViva Joana!
ResponderEliminartambém costumo fazer bolo de courgete, mas com nozes; depois desta sugestão decidi fazer com chocolate, mas acrescentei-lhe raspa e sumo de laranja (à minha receita que leva mais 1 ovo e mais farinha) e pedacinhos de chocolate( porque não tinha pepitas). Ficou absolutamente delicioso!!!
um beijinho e obrigada pela sugestão
Magda
Queria uma coisa doce, de preferência com pepitas de chocolate. Não podia ter lactose. Precisava de gastar as curgetes que rolavam por casa de preferência noutra coisa que não sopa e que não se estragasse facilmente já que eu seria a única a comer (o homem DETESTA curgetes). Até que me cruzei com este bolo. Estava decidido, liguei o forno e meti mãos à obra. Ficou delicioso!! Quando regressei do trabalho, já lhe faltava um bom pedaço... "foste tu quem comeu o bolo?" "sim, está muito bom! ...Que cara é essa? O que é que tem o bolo?" "Uma curgete inteirinha Muahahahaha". Moral da história: o bolo fica com uma textura óptima, não sabe a legumes e as pepitas de chocolate dão umas explosões de sabor maravilhosas (para os interessados, encontrei estas sem lactose e sem gluten http://celeiro.pt/produtos/322683-choc-pepitas-sleite-sgluten-150-gramas-kg-sweet-william?search_query=pepitas+de+chocolate&results=13 )
ResponderEliminarObrigada pela partilha Joana.
Fiz esta receita, o bolo ficou maravilhoso. As criancas e o homem adoraram e nem sabem o que tem :-)
ResponderEliminar