Entrecosto com Mistura de Especiarias e Café


Já chegamos às 37 semanas de gravidez. A partir de agora o António pode nascer a qualquer instante. Confesso que apesar de uma gravidez tranquila e sem sobressaltos, estou cheia de vontade de o conhecer. De lhe pegar, de o cheiras, de olhar para ele e saber se vai ser parecido com o mano ou não. De lhe poder dar o meu dedo e de o sentir a agarrá-lo com força. De lhe poder segurar ao colo pela primeira vez. Nesta altura já só penso no dia em que vai nascer. Este ano não há planos para o aniversário do Zé Maria, que este “péssimo” timing destes pais, faz com que os dois miúdos ainda acabem a nascer no mesmo dia (esperemos que não!). Ainda bem que o Zé Maria é pequenino e não vive ainda a excitação dos aniversários, o que nos permitirá, se for esse o caso, de adiar um pouco a festa do Zé caso o António decida chegar por volta do dia 18 de Setembro.
As malas estão mais do que prontas. O quarto preparado, o carrinho montado, o berço à espera de receber o novo membro da família. 
Enquanto se espera a mãe distrai a mente a fazer o que mais gosta: vai cozinhando.
E assim sai um entrecosto com um aroma especial que fez as delícias cá em casa. (E de como adoramos ver o Zé Maria agarrado a comer um “osso” de entrecosto!)

Ingredientes para 2 pessoas:

1kg de entrecosto, numa peça inteira
1 colher de sopa de sal marinho tradicional
1 colher de sobremesa de pó de café (não é café solúvel, mas sim café moído para a máquina)
1 colher de sopa de açúcar amarelo
1 colher de sobremesa de ervas da provença
1 colher de sobremesa de pimentão fumado (na falta deste podem usar colorau normal)
pimenta q.b.

Preparação:

Numa pequena taça junte todos os ingredientes da mistura de especiarias: o sal, o café, o açúcar amarelo, as ervas da provença e o pimentão fumado. Acrescente um pouco de pimenta moída na hora e misture bem.
Coloque o entrecosto numa assadeira ou tabuleiro onde caiba inteiro e cubra-o, de um lado e de outro, com a mistura de especiarias, de modo a que fique todo bem coberto.
Deixe ficar assim pelo menos uma hora.
Ao fim desse tempo leve o entrecosto ao forno previamente aquecido a 140ºC e deixe cozinhar lentamente, cerca de 2 horas até o entrecosto estar macio. Não é necessário juntar nenhum líquido, nem gordura. Ao fim desse tempo, aumente a temperatura do forno para 180ºC e deixe cozinhar mais 30 minutos.(O entrecosto deverá estar macio. Se isso não acontecer, deverá deixar ficar mais um pouco de tempo a cozinhar o entrecosto a uma temperatura mais lenta!)
Retire do forno e corte o entrecosto em pedaços. Sirva com arroz ou batatas assadas, uma salada e milho doce também assado no forno e pincelado depois com manteiga.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. :) :) É como eu! Tivemos a habilidade de fazer as duas no mesmo dia de Agosto com três anos de diferença! Data prevista para o parto: a mesma!!! Mas bom, têm 11 dias de diferença! Acaba por ser giro! Um grande beijinho e que corra tudo bem!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:22

    Desejo que tudo corra bem e que a espera não seja demorada! Se nascer ou não no mesmo dia do Zé Maria, depende da vontade do pequeno. Agora, este entrecosto....está com um ar bastante apetitoso! Não admira o Zé Maria andar agarrado ao osso do entrecosto! Um bom início de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Que venha em boa hora esse petiz:)
    Para já, levo comigo esta sua receita!
    Uma boa semana,
    Manuela

    ResponderEliminar
  4. Uma sugestão: dar também umas dicas para preparar as maçarocas de milho, têm um excelente aspeto! :D

    Desejo-lhe um resto de gravidez tranquilo e uma vida cheia de traquinices! :)

    ResponderEliminar

Imprimir