“Paella” Cá de Casa


Ainda do Aniversário do Zé Maria, era necessário uma receita simples que agradasse a todos. De preferência aquilo que se chama por aqui “de um tacho só”, para me puder reduzir algum “trabalho” a fazer acompanhamentos e afins.
Assim sem pensar mais lembrei-me de fazer uma espécie de “paella" - não é uma verdadeira paelha, porque não tinha a “paelleira", para um arroz baixinho e tostado, característica deste prato de arroz - que é mais uma mistura entre arroz à valenciana e paella. 
No entanto foi aprovado por todos e deixo-vos como sugestão para quando têm de cozinhar para várias pessoas. Até porque podem deixar tudo preparado com antecedência colocando o arroz apenas próximo da hora de sentar à mesa!
Fica a sugestão!

Ingredientes para 4 pessoas: (facilmente duplicado)

1 chávena (capacidade de 220ml) de arroz bomba ou outro específico para paella
150g de ervilhas
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 pimento vermelho
2 coxas de frango
150g de argolas de lulas (ou pota)
2 salsichas tipo frescas para churrasco
1/2 chouriço de carne (usei de porco preto alentejano)
150g de miolo de camarão calibre 20/30
250g de camarão cozido
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
1 pitada de açafrão 
2 chávenas (cerca de 450ml) de caldo de camarão ou de aves (usei caseiro)
1 limão
salsa q.b.

Preparação:

Pique finamente a cebola e os dentes de alho e reserve. Corte o pimento vermelho em tiras finas e reserve também.
Corte o chouriço e as salsichas em rodelas. Reserve.
Prepare as coxas de frango, limpando-as de peles e retirando o osso. Corte depois a carne em cubos não muito pequenos e reserve. (podem usar peito de frango em vez da coxa, mas a carne da coxa é mais saborosa e suculenta.)
Leve depois um tacho grande e largo ao lume com um pouco de azeite. Salteie os pedaços de frango até ficarem dourados (não precisam de ficar totalmente cozinhados), temperando-os com um pouco de sal e pimenta. Retire e reserve.
Salteie depois o miolo de camarão e as argolas de lulas e reserve tudo.
Coloque agora as rodelas de chouriço no tacho e deixe começarem a libertar a sua gordura. Acrescente a cebola e os dentes de alho picados envolvendo bem. Junte depois o arroz e deixe-o fritar também um pouco nessa gordura. Junte os pedaços de frango e as rodelas de salsicha e acrescente o caldo bem quente. Retifique de sal e pimenta, acrescente o açafrão e deixe levantar fervura. Junte agora as ervilhas e o pimento vermelho (deixe apenas algumas tiras para decoração), diminua o lume para o mínimo e tape o tacho deixando cozinhar cerca de 15 minutos.
Ao fim desse tempo acrescente o camarão e as lulas previamente salteadas e deixe o arroz acabar de cozinhar, mas tenha cuidado para não ficar empapado.
Retire depois o arroz do tacho e coloque-o no prato de servir.
Decore com os camarões cozidos, as tiras de pimento reservadas, gomos de limão e salsa picada.
Sirva de imediato.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Fiz a pouco tempo paella, mas as lontras mal me deixaram tirar foto!! Esta tem optimo aspecto, com muitas camaroes como eu gosto :)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:50

    Muito apetitoso, e vinha a calhar para o almoço! O arroz bomba ou para paella é que é difícil encontrar para os meus lados...talvez improvisando com o arroz para risotto. Também não tenho a panela própria, por isso só num tacho grande. Não é difícil de fazer, e nada como uma refeição de uma só panela! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Adoro paella.
    Obrigada pela receita

    Maçã e Canela
    http://blogmacaecanela.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Cá em casa tb temos a nossa versão ;) E somos fãs deste tipo de prato :) No próx fds há convidados e vai ser tb dum tacho só: feijoada de lulas :P Bjinhos!

    ResponderEliminar
  5. Arroz bomba não conheço, mas quanto ao resto parece-me muito bem :) Vou experimentar.

    ResponderEliminar
  6. huummm... tao boa!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Imprimir