Salada de Grão de Bico, Courgete e Feta


As nossas refeições sem carne ou peixe não andam esquecidas. Continuam a fazer parte da nossa ementa semanal, mais ou menos originais ou elaboradas. Entre beringelas recheadas com legumes e queijo, caril de courgete, massas com vegetais diversos e legumes assados com pesto as coisas não têm variado muito, até porque tenho que ir dando andamento aos legumes da horta e algumas receitas acabam em repetições e variações de coisas que já fiz.
Uma das ultimas foi uma salada com grão de bico, que foi o nosso jantar de segunda feira, depois de uma fim de semana de excessos vários, e que veio mesmo a calhar para começar a semana de forma mais equilibrada.

Ingredientes para 2 pessoas:

100g de queijo feta
250g de grão de bico cozido
1 courgete média
12 tomates cereja
1 cebola roxa
sal e pimenta q.b.
folhas de manjericão fresco q.b.
1 colher de chá de cominhos
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Lave bem a courgete e corte-a numa espécie de espaguete (eu usei um acessório próprio para o efeito) ou em alternativa corte-a em cubinhos pequenos.
Descasque a cebola e corte-a em meias luas finas. Lave e corte também os tomate cereja ao meio e reserve.
Leve depois uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer. Junte depois a cebola e deixe começar a alourar. Acrescente os cominhos e envolva bem. Junte depois a courgete e deixe começar a murchar. Tempere depois a gosto com um pouco de sal e pimenta e acrescente depois o grão de bico escorrido e os tomates cereja cortados ao meio. Envolva bem e coloque numa saladeira. Acrescente depois as folhas de manjericão rasgadas grosseiramente e o queijo feta cortado em cubinhos. Envolva bem e sirva ainda morno ou depois de frio.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Adoro grão e esta salada deve ter ficado deliciosa,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Merhabalar, çok leziz ve iştah açıcı bir görüntüsü var. Ellerinize sağlık.

    Saygılar

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:55

    Aqui está uma boa ideia! Por acaso, fiz uma espécie de "salteado de esparguete de courgete" e é uma boa maneira de usar o que sobrou, com grão ou feijão, depende do que houver em casa. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Salada bem colorida :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Uma refeição bem saborosa e cheia de cor :) Bjinhos e boa semana! Tenta descansar ;)

    ResponderEliminar

Imprimir