Tarte de Chocolate e Maracujá e uma Escolha Vegetal


É sempre com entusiasmo que recebo desafios para criar receitas tendo como base alguns produtos. É um desafio à minha criatividade, à receita que melhor poderá mostrar os ingredientes, mas também é uma forma de usar e muitas vezes conhecer e dar a conhecer alguns produtos que nunca tinha experimentado.
Desta vez o desafio vem da Escolha Vegetal. Uma campanha de sensibilização que pretende demonstrar a origem dos cremes vegetais, e os benefícios que a inclusão deste tipo de produtos tem na alimentação diária.
A campanha, com a chancela da Unilever Jerónimo Martins, engloba produtos como a Becel, a Planta, Flora, Vaqueiro e Tulicreme.
Todos estes produtos têm na sua origem óleos provenientes de sementes de plantas como o girassol, a linhaça ou a colza, tão em voga nos dias que correm. Também na sua origem está uma receita simples e natural devidamente adaptada à realidade do dia-a-dia e que é possível fazer em casa: video.
O desafio de fazer uma receita com um destes produtos leva-me de novo às memórias de sempre na cozinha, e desta vez ao pacote de vaqueiro que nunca faltava na cozinha da avó e mais tarde na da mãe. Curioso como há produtos que nos remetem automaticamente para certas receitas e memórias gastronómicas…
Não creio que a minha avó alguma vez tenha feito uma tarte de chocolate e maracujá. Mas a combinação é perfeita e parece-me o ponto de partida ideal para sugerir esta escolha vegetal. Uma receita deliciosa, com o uso de um produto que sempre me habituei a ver as mulheres da minha vida a utilizarem e que agora sei, serem preparados de sementes cuidadosamente escolhidas e que fazem parte desta Escolha Vegetal (Ricos em vitaminas A, D e E, em Omega 3 e sem gorduras trans nem colesterol).



Ingredientes:

Massa:
100g de chocolate 70% cacau
50g de vaqueiro ou vaqueiro sabor a manteiga
150g de bolacha digestiva ou Maria

Creme de Maracujá:
1 chávena - cerca de 225ml de capacidade - de polpa de maracujá fresco
2 colheres de sopa de sumo de limão
75g de vaqueiro
2 gemas + 2 ovos inteiros
150g de açúcar

Cobertura:
2 claras + 4 colheres de sopa de açúcar

Preparação:

Comece por preparar a massa de chocolate. Coloque o chocolate partido em pedaços numa taça, assim como a vaqueiro e leve a derreter ao micro-ondas durante cerca de 1 minuto, mas mexendo a cada 20 segundos para que o chocolate não queime.
Quando estiver bem derretido misture a bolacha previamente triturada e envolva bem de modo a obter uma espécie de massa.
Forre depois o fundo e os lados de uma tarteira de fundo amovível (ou pequenas formas individuais) e leve ao frigorífico a prender.
Entretanto prepare o creme de maracujá. Coloque todos os ingredientes num tachinho e leve a lume brando a cozinhar até engrossar e ficar com uma mistura opaca e homogénea. Se necessário bata com uma batedeira eléctrica para ajudar a engrossar.
Guarde num frasco e deixe arrefecer completamente antes de usar.
(Poderá fazer com antecedência e guardar no frigorífico até duas semanas antes de usar.)
Recheie depois a base de chocolate com o creme de maracujá e volte a colocar no frigorífico para ficar bem fria.
Antes de servir, bata as claras com o açúcar até ficar com uma espécie de merengue e cubra a tarte com a ajuda de um saco pasteleiro. Com um maçarico de cozinha queime ligeiramente o merengue e sirva de imediato cortada em fatias.

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Parece delicioso... Gostava muito de. Experimentar mas Joana será que posso fazer o creme com outra fruta?? Eu adoro maracujá mas cá em casa sou a única.. Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Colherzinha de Compota,

      Tudo pode ser substituído. Mas depois perde-se o encanto da combinação de maracujá e chocolate, e ganha-se de limão e chocolate, ou framboesa e chocolate, e a tarte passa a ser outra coisa.
      Com limão deve ficar bom. Mas não é a mesma coisa.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. por mais que goste das receitas, fico sempre de pé atrás quando me sugerem margarina, ainda por cima Vaqueiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lisbon and More,

      A receita partiu de um desafio da Escolha Vegetal. Sendo assim e tal como está esclarecido no texto inicial utilizei um margarina que faz parte desse "movimento".
      Mas não há nada mais fácil do que replicar a receita e, onde diz margarina vaqueiro substituir por outra coisa que lhe agrade mais.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Uau! Lindíssima a apresentação. Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19:07

    Bem...estou quase a babar-me! Dois ingredientes especiais e de certeza, que vai ser para experimentar. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,
      Experimente sim que vale muito a pena.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Anónimo09:45

    a foto está lindíssima!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada.
      Apesar de raramente ouvir esse elogio, confesso que me tenho esforçado bastante por melhorar as minhas qualidade de "fotografa" e de tornar o blogue ainda mais apetecível com fotos que mostrem o melhor das receitas.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir