Alheira no Forno com Espinafres


Quem não gosta de uma bela alheira com tudo aquilo a que temos direito, como ovo e batatas? Eu adoro. Mas é daquelas coisas que evito comer a todo o custo, quer pelo excesso de gordura das alheiras - que como enchido se devem mesmo evitar e não devem fazer parte da nossa alimentação diária - quer porque em muitos casos estão cheias de conservantes e ingredientes impronunciáveis que, como sabemos não são a melhor escolha para o nosso dia a dia.
Mas como tudo na vida, um dia não são dias, e é possível tornar um belo prato de alheiras um pouco melhor para nós e para o nosso organismo.
Em primeiro lugar escolher alheiras de boa qualidade (ou caseiras para quem as consegue!)Preparadas com o mínimo de aditivos possíveis, com menos gordura e utilizando um método mais artesanal. E sim, encontram-se algumas de muito boa qualidade no mercado. Depois da escolha das alheiras, há que saber combiná-las e prepará-las da melhor forma possível! Grelhar ou preparar no forno em vez de fritas em litros de óleo, acompanhar com legumes salteados como grelos ou espinafres e em vez das batatas fritas usar batata doce assada no forno. O ovo preparado apenas com um fio de azeite, ou até sem nenhum gordura e apenas um pouco de água, tornam uma receita que podia ser grande pecado em algo que afinal não faz assim tão mal…

(Hoje é o ultimo dia para enviarem as vossas frases para o passatempo KASA.) 



Ingredientes para 2 pessoas:

2 alheira de boa qualidade
200g de espinafres frescos
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
2 ovos
2 batatas doce médias

Preparação:

Coloque a alheiras num pirex ou prato que possa ir ao forno e pique-as com um garfo ou palito para que não rebentem. Leve-as ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 30 minutos ou até que as alheiras fiquem cozinhadas.
Lave bem as batatas doce e corte-as em rodelas não muito finas. Coloque-as numa taça e tempera-as com um pouco de sal e um fio de azeite. Envolva bem e coloque-as sem as sobrepor num tabuleiro e leve-as também ao forno até que fiquem douradas.
Numa frigideira com um pouco de azeite salteie os espinafres até que fiquem murchos, e tempere-os com sal e pimenta a gosto. Estrele os ovos num frigideira anti aderente e apenas com um fio de azeite ou num pouco de água.
Sirva as alheiras com o ovo e os espinafres e acompanhe com as rodelas de batata doce.


Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Anónimo09:46

    Adoro alheiras, mas é algo que como pontualmente. Tenho uma colega que costuma distribuir pelos colegas de serviço, alheiras feitas pela sua mãe. Costumo furar com um palito e colocar num tabuleiro, ou forrado com papel de alumínio ou com uma grelha, e asso-as no forno, elas ficam estaladiças e largam bastante gordura. Pessoalmente, gosto delas com grelos de couve ou nabiça, cozidos ou salteados, esquecendo as batatas e do ovo. Ainda tenho uma alheira caseira no congelador, e acho que irei fazer esta versão, com a batata doce. Como refere, dias não são dias, há coisas que são para ocasiões especiais e consumos pontuais. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo10:27

      Também tenho alheiras caseiras e, como boa transmontana, só as como com grelos!

      Eliminar
    2. Anónimo11:40

      Anónimo, tenho uma costela transmontana por parte do pai (Chacim), a minha colega é de Gimonde, e sempre as comi assim, embora também goste de as usar noutra preparação diferente (folhado, arroz, como recheio de um peito de frango/perú/rolo de carne). Sara Oliveira

      Eliminar
    3. Anónimo18:54

      Eu também já experimentei nalgumas dessas aplicações e gosto, mas prefiro mesmo com grelos! Eu sou de Macedo de Cavaleiros.

      Eliminar
  2. Sim, e uma refeição tentadora mas com as alterações que menciona fica um pouco mais leve. Ficou tão bom de aspecto. Humm..
    Beijinhos!! :)

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Confesso q o único enchido q ainda como de quando em vez é alheira de aves (caseira). Mas ñ sou grande fã de a comer assim, inteira... Gosto mais de a inserir em pratos onde ela é desfeita e acompanhada de outros produtos, nomeadamente uns folhados de alheira e maçã q são uma delícia :) Tb já fiz croquetes de alheira com sementes de sesame - tudo feito no forno :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  4. Essas alheiras ficaram com um aspecto divinal!... O seu último livro já está quase a caminho, mal posso esperar... beijinhos :)

    ResponderEliminar
  5. Olá :-)
    Parece-me uma ideia excelente para as alheiras e batata doce perdida que estão lá em casa... Obg. Beijinho. Rosa Pinto

    ResponderEliminar
  6. Cá em casa as alheiras são sempre no forno e estas estão bem apetitosas :)
    Beijinhos, se quiseres vem visitar-me em
    Gulosoqb.blogspot.pt
    Facebook.com/gulosoqb

    ResponderEliminar
  7. Adoro alheira e essa no forno deve ter ficado divinal.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/03/dia-um-na-cozinha-e-umas-empadas-de.html

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto muito de alheiras... principalmente umas que a minha arranjou caseiras.
    Mas há algum tempo que não consegue arranjar, tenho que investigar onde estão as melhores.
    Muito bom aspecto com batata doce!

    ResponderEliminar

Imprimir