Mac and Cheese com Atum


Gosto de tradições. E muitas imperam cá por casa, principalmente nas datas festivas, Na páscoa há algumas. O almoço de padrinhos e afilhados, na véspera de domingo de Páscoa, que iniciamos em 2012 e que continuamos a fazer, os folares preparados na sexta feira santa para oferecer aos afilhados e irmãos e a nossa particular tradição de almoço com atum na sexta feira santa. 
São tradições nossas, mas que fazem a diferença na maneira como celebramos estas datas. Dá-me algum gozo, percorrer publicações antigas aqui no blogue e descobrir as outras receitas preparadas para estas datas nos anos anteriores…
Este ano, o nosso almoço de sexta feira Santa, teve a companhia da minha irmã e não fugiu à tradição. Para a minha irmã uma refeição com atum nunca é um inconveniente, pois é uma coisa que ela gosta bastante. As latas de atum lá estavam à espera de ser usadas. A massa de cotovelos ditou o tema, e o queijo complementou a ideia.
No final, do tabuleiro que ainda era grandinho não sobrou nada, e até o pequeno Zé Maria repetiu.
Outra versão de massa com atum.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 latas de atum em azeite
200g de massa cotovelos
200ml de creme de soja (usei shoyce)
1 cebola pequena
150g de queijo mozarella ralado
50g de queijo parmesão ralado na hora
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
Oregãos q.b.

Preparação:

Pique finamente a cebola e leve-a a alourar num pouco de azeite. Acrescente depois o atum escorrido e tempere com um pouco de pimenta e oregãos.
Entretanto coza a massa em água temperada de sal até ficar al dente. Escorra-a e coloque de novo na panela. Acrescente agora o atum, o queijo mozarella e metade do creme de soja e misture bem.
Coloque a mistura num pirex e verta sobre a massa o restante creme de soja e polvilhe com o parmesão e um pouco de oregãos.
Leve ap forno previamente aquecido a 180ºC até que o queijo derreta e fique ligeiramente dourado e sirva de imediato com uma salada de alface e rúcula.


Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Muito apetitoso!!
    Beijinhos
    Vânia
    http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:46

    As tradições podem ser reinventadas,adaptadas, ou mesmo "criadas de raiz", consoante as situações ou as pessoas envolvidas (família, amigos, colegas, etc). Gosto da receita, pois é outra forma de preparar a massa de atum, e é uma das comidas preferidas do meu sobrinho mais velho. Aliás, o atum em lata, é bastante versátil, permitindo compor uma salada, um recheio para sandes, um molho para massa, topping para a pizza, recheio para pasteis/empadão, etc. Curiosamente, fiz recentemente os bolinhos de atum e curgete (com um toque de malagueta) para acompanhar um arroz de grelos, e adaptei a receita do recheio da empada familiar (usei restos de perú assado), para um empadão. Ambas as receitas são do último livro, são simples de fazer e permitem fazer substituições, conforme o que há em casa. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Mnhamy, delicioso. Adoro um bom gratinado :)
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. O atum é tão versátil, por isso é que eu adoro!!! As massas desta forma ficam sempre muito boas :-) Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde Joana, que ingrediente mais tradicional puderei usar para substituir o creme de soja, visto nao ser facil de encontrar aqui na aldeia onde moro? Obrigada pela atençao e pela receita muito prática e fácil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Pode usar natas normais, ou na versão menos gordura.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela pronta resposta.

      Eliminar
  6. Almoço para hoje :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Tenho mesmo de experimentar, estou à imenso tempo para experimentar fazer mac and cheese

    ResponderEliminar
  8. Muito prático e muito delicioso...e mais leve que o Mac and Cheese normal graças ao mozarella e ao creme de soja...eu e a minha família recomendamos...:)

    ResponderEliminar

Imprimir