Tranche de Bacalhau Fresco com Puré de Batata Doce e Pesto Rápido de Manjericão


Há uns tempos, depois de ter ido a um simpático almoço no restaurante da Pousada de Lisboa, “O  Lisboeta”, à frente do qual está o Chef Tiago Bonito (que ainda por cima é meu conterrâneo!), a Iglo propôs a quem esteve presente um desafio. Criar uma receita com as novas tranches de bacalhau fresco. Estive mesmo para não “concorrer”, pois gosto pouco de participar neste género de desafios.. mas acabei por aceder e por experimentar estas tranches de bacalhau fresco numa receita “de trazer por casa”. Não vos trago uma receita glamorosa, com vários ingredientes, passos e componentes. Essa foi a receita que, naquele dia o chef Tiago Bonito nos apresentou. O que vos trago, é uma receita simples, própria de “donas de casa”, que qualquer um de nós pode fazer. Não é de todo o meu estilo tentar criar uma receita gourmet ou de autor, para “competir” com receitas de Chef. O principio é pegar num produto que está ao alcance de todos, que se compra em qualquer supermercado e trazê-lo para nossa casa, para o elaborarmos de acordo com o nossa maneira de cozinhar.
No meu caso, acabei por preparar a tranche de bacalhau de uma maneira muito simples, até porque foi o nosso jantar num dia de semana em que, curiosamente até cheguei a casa bastante tarde. A vantagem destas tranches é que, além de não terem peles nem espinhas, cozinham muito rapidamente.
O puré de batata doce já estava feito e, enquanto o bacalhau corava na frigideira com um pouco de azeite, preparei um simples “pesto”.
No final o resultado esta bom e fiel à maneira de se cozinhar cá em casa. Receitas simples, rápidas e saborosas para todos os dias!

Ingredientes para 2 pessoas:

200g de tanche de bacalhau fresco (usei meia embalagem)
2 batatas doce
sal e pimenta q.b.
75ml de leite
azeite q.b.
1 raminho de manjericão fresco
50g de amêndoas sem pele
1 dente de alho

Preparação:

Corte a tranche de bacalhau em doses de cerca de 100g cada. Tempere de sal e pimenta.
Entretanto descasque as batatas doce e corte-as em pedaços. Leve-as a cozer me água temperada com um pouco de sal até estarem macias. Ao fim desse tempo escorra as batatas e acrecente o leite, esmagando as batatas com um utensílio próprio. Envolva bem o leite nas batatas até obter um puré grosso e tempere a gosto.
No copo da varinha mágica coloque as folhas de manjericão, o dente de alho, as amêndoas e cerca de 75ml de azeite. Tempere com um pouco de sal e pimenta e triture bem até ter um molho que se assemelha a uma espécie de pesto.
Leve agora uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer bem. Coloque as tranches de bacalhau e deixe cozinhar até ficarem cozinhadas. Tenha atenção para não deixar o peixe demasiado cozinhado.
Sirva depois a tranche de bacalhau sobre o puré de batata doce e termine com o pesto rápido de manjericão.


Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Que bom ter participado... e nós ganhamos outra sugestão. Bj bom feriado

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:01

    Olá Joana,
    Não vai mostrar as receitas dos bolos de aniversário da festa dos seus meninos? Têm tão bom aspecto, quer o branco, quer o outro, que gostava mesmo de ver as receitas.
    Obrigada, beijinhos.
    Antonieta Alves

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:09

    Uma boa ideia para usar o bacalhau fresco.
    Experimentei uma vez no forno, quando o vi à venda num supermercado (estava em "promoção"), mas entretanto deixei de o ver na zona da peixaria (acho que o peço afasta um pouco as pessoas). Ainda não vi estas tranches à venda na zona dos congelados, mas fico com esta ideia para uma utilização futura.
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:48

      PS: Queria dizer "...que o preço afasta um pouco as pessoas".
      Sara Oliveira

      Eliminar
  4. Anónimo16:31

    Olá, obrigada pela receita. Só comi uma vez bacalhau fresco e gostei muito.
    Uma duvida de uma cozinheira bastante inexperiente: quando diz "deixe cozinhar até ficarem cozinhados" - isso representa quanto tempo, mais ou menos..
    Bjinhos, obrigada e adoro o seu blog. Consulto-o todos os dias !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. A Joana já publicou uma das receitas no dia 21 ser aqui no blog. Bom feriado

      Eliminar
    2. Queria dizer 21 setembro...

      Eliminar
    3. Anónimo09:49

      Lara, o seu comentário deve ser para a minha pergunta e não para este Anónimo, julgo.
      O bolo que a Joana publicou a 21/09 não é nenhum destes de que pedi as receitas. Talvez a Joana ainda publique estes.
      Antonieta Alves

      Eliminar
  5. Adorei a sugestão... parece apetitoso :D
    Bj

    ResponderEliminar

Imprimir