Bolo de Iogurte, Laranja e Mirtilos


Sexta-feira. Véspera de fim de semana. É dia de bolo. Com os mirtilos que está mesma a acabar a época deles e com uma laranja já meia murcha que estava na fruteira. E tudo com uma base simples de bolo de iogurte, daqueles que misturam tudo e saem sempre bem.
Um bolo para receber amigos, para o café, para complementar a mesa do lanche ou pequeno almoço, um bolo para ir roubando aos bocadinhos, fatia fininha atrás de fatia fininha, enquanto se respira, se agradece, e voltamos a ter o espírito um pouco mais leve... Porque o caminho faz-se caminhado, apanhando ou desviando-nos das pedras, com a certeza de que chegaremos ao fim, ainda que cheios de marcas, mas profundamente mais fortes!

Bom fim de semana!

Ingredientes:

1 copo (125g) de iogurte natural
4 ovos
3 x copo de iogurte de farinha
2 x copo de iogurte de açúcar
1 x copo de iogurte de óleo de girassol
1 colher de chá de fermento em pó
150g de mirtilos
1 laranja

Preparação:

No liquifificador ou no robot de cozinha coloque a farinha, o açúcar, os ovos, o óleo vegetal, o iogurte, o fermento e a raspa e sumo de 1 laranja. Triture tudo até obter uma massa homogénea. Envolva depois, com a ajuda de uma espátula ou colher de pau os mirtilos.
Coloque depois a mistura do bolo numa forma de buraco, previamente untada e polvilhada, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos ou até o bolo estar cozinhado. Retire e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar e cortar em fatias.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Adorei (assim como as receitas de td a semana)! Vou fazer este com certeza :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17:19

    Já tinha saudades de um bolinho!
    Há frutas que estão a terminar a sua época e outras a começar, com cheiro de Verão!
    Para experimentar com amoras silvestres, que perfumam agora as tardes de Verão.
    A vida tem muitas curvas e contracurvas, altos e baixos, e por muito que custe às vezes, temos que seguir em frente. Como se costuma dizer: "o que não nos mata, torna-nos mais fortes".

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Este bolo é mesmoo a minha cara! E a receita tão simples...
    Que maneira deliciosa de entrar no fim de semana :)

    http://trendylisbon.com

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana, fiz este domingo e ficou enqueijado! Porquê? Segui tudo o que diz. Deve ser mesmo a minha mão que é pessima para bolos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andreia,

      Que pena... não tem nada péssima mão. Pode dar-se o caso de ter batido demasiado o bolo no robot de cozinha. Muitas vezes isso pode acontecer - os bolos ficarem enqueijados quando são demasiado "misturados" e principalmente a velocidade muito alta. Também pode ter alguma influência se tiver usado mirtilos congelados, que libertam mais água... Mas parece-me que pode ser apenas o bolo demasiado misturado.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Anónimo12:22

    Olá Joana,

    Também fiz este fim de semana e também ficou meio "enqueijado" como aparentemente aconteceu com a Andreia (comentário das 21:07). Porque será? Consegue dar uma dica?
    (Não é que não tenha ficado saboroso, aliás o meu marido ADORA quando os bolos ficam assim e já sobra muito pouco do bolo...)

    Um beijinho

    Raquel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raquel,
      Fico sempre com pena quando as coisas não saem bem aos meus leitores... Mas, tal como respondi no comentário anterior, e como o bolo é daqueles de misturar tudo no robot ou liquidificadora, pode mesmo ser isso: bolo demasiado batido e a uma velocidade muito grande. Basta mesmo uns segundos a pouco velocidade até combinar os ingredientes.
      Espero ter ajudado.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir