Waffles de Chocolate e Nozes


Os meus filhos, e principalmente o meu filho mais velho, sai à mãe no que diz respeito a pequeno almoço. Adora! 
Além de acordar a pedir logo o pequeno almoço, e a dizer “Mãe, vamos para baixo tomar o pequeno almoço!”, quando lhe pergunto o que quer comer, vai realmente variando naquilo que lhe apetece, e que são os seus pequenos almoços normais, como pão torrado com manteiga e leite, ou batido de banana/morango/pêssego/mirtilo com pão, papas de aveia, cereias puff com leite de aveia, iogurte com fruta e cereais puff, ... ou pede-me panquecas que normalmente só faço ao fim de semana. Outros dias o caso é pior, pois diz-me que quer “tantas coisas” para o pequeno almoço, e vai ditando aquilo que lhe apetece, que muitas vezes é digno de pequeno almoço de hotel! Claro que a culpa é toda minha. Primeiro porque pergunto, e depois porque o habituei a isso....
Num destes dias, e apesar de ser dia de escola, houve tempo para aquilo que ele chama de “panquecas na máquina especial”, que são waffles. E assim saíram umas waffles de chocolate e nozes.
Espero um dia que seja ele a preparar-me pequenos almoços assim!

Próximo workshop: Na Colher de Chá, em Furadouro, Ovar, no próximo dia 22 de Julho, pelas 10h, e com o tema de “Petiscos de Verão”. Inscrições e mais informações para geral@colherdecha.pt.

Ingredientes para 6 waffes pequenas:

2 ovos
2 colheres de sopa de cacau
1 banana madura
50g de miolo de noz
1/2 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

No copo da varinha mágica coloque a banana descascada e partida em pedaços, os ovos, o cacau, as nozes e o fermento e triture tudo cuidadosamente até obter uma mistura homogénea.
Aqueça a máquina das waffles, e pincele com um pouco de azeite ou manteiga. Coloque um pouca da mistura, feche, e deixe cozinha alguns minutos até as waffles estarem prontas.
Repita até esgotar a massa. (Se não tiver maquina de waffles, faça-as num frigideira anti aderente, como se fossem panquecas, virando a meio do tempo!)
Sirva as waffles com iogurte grego natural e fruta a gosto, ou para os mais gulosos, calda de chocolate, mel ou outra cobertura a gosto.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Anónimo10:39

    Mas que bela visão para o último dia de férias!
    Irei experimentar fazer, assim que resolva o problema da falta de "matéria prima", ou seja, ir comprar bananas. Vou fazer algumas e congelar, para usar nos pequenos almoços quando regressar ao serviço.
    É bom uma criança gostar de variar o pequeno almoço, e ser incentivada a tal, pois torna-se aborrecido comer sempre a mesma coisa em " piloto automático".
    Também, estou a variar os pequenos almoços, e se há alguns que são preparados enquanto preparo as coisas, há outros em que deixo preparado de véspera, sendo aquecido na altura. As panquecas e waffles são ao fim de semana, quando há tempo e vagar para isso, e se sobrar congela-se.
    Finalmente, consegui fazer panquecas, e sim é mais fácil serem pequeninas e com a frigideira bem quente, com tempo e atenção à mistura.
    Continuo a aguardar a versão doce das panquecas de courgete! E se não estou em erro, já publicou uma receita de bolachas com elas?

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:15

      PS: estas waffles e as panquecas de courgete estão aprovadas. Em ambos os casos, a frigideira ou maquina têm que estar bem quentes. No caso da waffles, usei uma banana madura, mas ainda "rija", sem estar demasiado mole. Mesmo nos bolos, só consigo resultados satisfatórios, com elas assim.

      Sara Oliveira

      Eliminar
  2. Bom dia! Seria possível indicar uma marca de máquinas de Waffles?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Haha, pois devia! Pode ser q te faça qd for maior :) Bjinhos e bom fds (em vez da banana, posso usar outro ingredient em substituição? Thanks).

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/07/sangria-de-melao.html

    ResponderEliminar
  5. que aspecto maravilhoso!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    Ps: estou a começar uma nova aventura na Tupperware e, se puderes, pedia para te inscreveres no meu novo grupo no facebook para ficares a conhecer as novidades e promoções! Deixo o link:

    https://www.facebook.com/groups/1791313494492710/

    ResponderEliminar
  6. Fácil, saudável e reconfortante, não se pode pedir muito melhor :)

    Beijinhos,
    http://trendylisbon.com/

    ResponderEliminar

Imprimir