Entrecosto de Porco com Tempero Pronto, Puré de Maça e Batatas no Forno


Fazer coisas em casa é algo que adoro. As compotas e os chutneys, manteigas de frutos secos, pesto, azeite e sal aromatizado e temperos prontos, para rapidamente temperar uma peça de carne.
Normalmente algumas destas coisas fazem parte dos meus cabazes de natal para os amigos. A minha amiga Cristina gosta particularmente deste tempero - ou das variações que lhe vou fazendo - porque acha que é muito versátil. E é realmente verdade. Em dias de menos tempo ou de menor inspiração, rapidamente se tempera uma peça de carne e forno com ela.
Foi isso que aconteceu com este entrecosto, que rapidamente se temperou com uma msitura que tinha feito  e que já estava pronta lá em casa para ser usada. E mais depressa ainda acabou no forno!
Depois basta fazer brilhar os acompanhamentos: um puré de maçã, que liga sempre bem com a carne de porco e foi a forma de aproveitar umas maçãs mais murchas da fruteira, e uns palitos de batata doce no forno que os miúdos adoram. E claro uma salada para acompanhar.
E assim se preparou mais uma refeição aqui por casa.

Workshop na Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h com o tema Receitas para dar as Boas Vindas ao Outono (Comfort Food). Para inscrições e informações em bakingday@homail.com

Ingredientes para 4 pessoas:

1 kg de entrecosto de porco
3 colheres de sopa de tempero pronto caseiro (receita aqui)
6 maçãs 
azeite q.b.
2 batatas doce médias 
sal e pimenta q.b.
coentros picados q.b.

Preparação:

Comece por cortar o entrecosto de porco, de modo a separar individualmente todos os pedaços.
Coloque o entrecosto numa assadeira e junte o tempero pronto envolvendo bem. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h20.
Entretanto descasque as maçãs e corte-as em pedaços retirando o caroço. Leve-as ao lume num tacho com um pouco de azeite e água (só para cobrir as maçãs até cerca de metade) e deixe cozinhar até a água evaporar a as maçãs estarem bem macias. Trture depois com a ajuda de uma varinha mágica até obter um puré e reserve.
Descasque depois as batatas e corte-as em palitos não muito finos. Coloque as batatas num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal, tempere-as com um pouco de sal, pimenta e azeite e leve-as a assar no forno onde já está o entrecosto, mas agora ligue também a ventilação (se o seu forno tiver!) e deixe no forno cerca de 20 minutos até as batatas estarem cozinhadas.
Sirva depois o entrecosto polvilhado com os coentros e acompanhe com o puré de maçã e as batatas e também uma salada verde.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Que rica sugestão,...abriu o apetite,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:31

    Uma bela sugestão, a trazer um pouco de conforto a estes dias que começam a ficar frescos e curtos!
    A primeira vez que fiz entrecosto assado no forno, foi com maçã (receita de um folheto antigo do Pingo Doce), tal como se faz com a batata. Ficou muito bom, e é a forma preferida de comero entrecosto, sem ser gelhado. Para experimentar, com as maçãs ou marmelos que há em casa, além das batatas.
    Tenho que ir ver a receita do tempero caseiro, pois costumo usar os temperos de compra (massa de alho, pimentão, vinha de alhos ou tempero de frangos, pimenta da terra), simples ou com um pouco de vinho, cerveja, ou sumo de limão/laranja (depende da inspiração).
    Também, gosto de fazer algumas coisas em casa (as compotas, alguns chutneys, bolachas doces/salgadas/"saudáveis"/aproveitamentos de resíduo de "leite" vegetal, o pesto de agrião ou o de beterraba), aventuro-me noutras (fiz a primeira manteiga de amêndoa, e espero avançar para outras do género), e para oferecer (normalmente bolachas e chás, que são do agrado de todos). No entanto, irei investigar a parte dos temperos prontos, sal aromatizado, e alguns molhos (piri-piri, sweet chilli, pesto), de forma a ter em casa, e variar um pouco as coisas.
    Venham mais ideias e sugestões de temperos, ou outros, para possíveis ofertas de Natal ou não.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. O último entrecosto que apareceu por aqui foi feito em casa e muitíssimo apreciado! Acho que da próxima será este! E puré de maça. Adoro!!!!
    Estou muito contente de poder estar presente no WS de dia 1.Já "espreitei" a mesa do WS do fds e fiquei muito contente.Vi lá uns enroladinhos de canela (será???)e ando há muito atrás de uma boa receita para os fazer para os miúdos.
    Beijinhos
    S. Fernandes

    ResponderEliminar

Imprimir