Feijão Estufado com Cebola e Ovos Escalfados


Demolhar e cozer feijão a pensar nesta receita. A pensar na avó Cila que me fazia isto várias e diversas vezes porque sabia que eu adorava.
Um “meatless day”, dos que continuam a existir aqui por casa, com ovos e qualquer coisa mais, que o pessoal aqui de casa gosta e come bem. A descrição de “comida de cowboy” da minha querida amiga Joana destes feijões com ovos que podem sempre levar qualquer coisa mais e deixarem de ser “meatless”.
E para mim felicidade, amor e muitas saudades da minha avó num prato de feijão.

Calendário de Workshops:

Workshops Pop Up, no Porto, no dia 28 de Outubro pelas 15h30, também com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Workshops Pop Up Chiado, em Lisboa, no dia 1 de Novembro, com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h com o tema Receitas para dar as Boas Vindas ao Outono (Comfort Food). Para inscrições e informações em bakingday@homail.com

Ingredientes para 4 pessoas:

500g de feijão vermelho cozido
4 ovos
2 cebolas grandes
3 dentes de alho
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
piri-piri ou malagueta (opcional)
1 folha de louro
salsa picada q.b.

Preparação:

Descasque as cebolas e corte-as em rodelas não muito grossas. Descasque os dentes de alho e lamine-os.
Leve ao lume um tacho com um pouco de azeite, junte os dentes de alho, as cebolas em rodelas e a folha de louro e deixe refogar um pouco. Reduza o lume, tape o tacho e deixe estufar em lume brando até que a cebola fique macia e translúcida. Junte depois o feijão já cozido e um pouco de caldo, envolva bem e retifique de sal e pimenta e se quiser acrescente um pouco de piri-piri ou malagueta. Deixe estufar uns minutos em lume brando, para apurar.
Acrescente depois os ovos ao feijão, para que “escalfem” na mistura, mas não os deixe passar demasiado. O ideal é ficarem com a gema ainda um pouco líquida.
Sirva depois, polvilhados com salsa picada e com arroz branco.


Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Anónimo09:40

    Só posso dizer uma coisa: comida de conforto!
    Esta receita lembra uma que gosto de fazer, e era uma das preferidas da minha infância: arroz de feijão ( com enchidos ou não) com ovos estrelados.
    As leguminosas são importantes para a alimentação, a par dos outros alimentos. São uma fonte de proteína vegetal, barata, capaz de ser o prato principal (juntamente com outros alimentos) ou complementar os pratos mais "modestos".
    Costumo usar, e têm lugar cativo na dispensa (secas ou em lata), pois há algumas coisas que saem com frequência no tempo frio (chili, feijoada, saladas quentes, arroz de feijão (ou grão) simples ou com couve, sopa de feijão (creme) ou sopa de feijão com couve, etc).
    Venham mais ideias com os feijões e grão (salgadas ou doces), pois fazem parte da nossa tradição alimentar, que por vezes são esquecidos em detrimento de outros alimentos mais "in".

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto delicioso! Isto é mesmo o meu tipo de comida!! Adoro!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  3. Come adoro cozinhar parecido. No último domingo fiz feijoada à transmontana, estava (ainda está) , fiz para congelar também. O feijão é um rei à mesa.

    ResponderEliminar
  4. Olá! :)

    Que bom aspecto! :) tenho que experimentar, deve ficar muito bom!

    Beijinhos
    Blogue | Facebook | Instagram | Youtube | Zomato | Pinterest

    ResponderEliminar
  5. Rita Lança17:56

    Na minha família, o prato favorito é feijão com massa, que também pode levar ovos “escalfados” enquanto se coze a massa. É sem dúvida o meu prato favorito em dias frios e se for feito pela minha avó então...

    ResponderEliminar
  6. Pois saibam, meninas, que eu aqui no Rio de Janeiro, mesmo morando sozinha, como todo dia arroz com feijão. Acho que devo a isso minha boa saúde aos 68 anos. E olha que abuso de outras coisas! Bjs, Beth

    ResponderEliminar

Imprimir