Semifreddo de Morango e Manjericão


As pessoas fazem sempre muitas perguntas acerca dos workshops. De uma maneira geral partilho por aqui muito poucas das receitas que levo aos workshops, porque acho que quem vai (e paga) para ir a um workshop merece ter receitas “originais” e que dias depois não as veja publicadas por aqui. Claro que os workshops não são só receitas. É essencialmente partilha e convívio na cozinha e depois à volta da mesa (para quem não sabe no final temos sempre um belo almoço ou jantar com tudo aquilo que estivemos a cozinhar!) Mas as receitas é o que podem levar para casa e experimentar e prolongar esses workshops...
Agora, nestes meses das férias, os workshops estão sempre parados, mas lá para finais de Setembro/Outubro vamos retomar, e pode ser que com algumas novidades - como os worshops privados para grupos mais pequenos e em vossas casas.
Mas antes disso, deixo-vos hoje uma das receitas favoritas de um dos workshops de verão do ano passado. Um semifreddo, já que dizem que vem aí calor, vamos lá celebrá-lo da melhor maneira, ainda que seja por poucos dias!

Ingredientes:

2 embalagens de natas frescas para bater
1 ovo + 4 gemas
125g de açúcar
150g de morangos
folhas de manjericão q.b.


Preparação:
Bata as gemas e o ovo juntamente com o açúcar com a varinha mágica sobre uma taça de água a ferver (banho-maria) até ficar com uma mistura espessa e pálida.
Triture os morangos juntamente com metade do manjericão. Junte à mistura de ovos, envolvendo bem.
Bata depois as natas até que fiquem firmes, e junte depois suavemente à mistura de ovos e morango, incorporando o restante manjericão finamente picado.
Coloque depois numa forma de bolo inglês forrada com película aderente e leve ao congelador durante algumas horas - 2 ou 3.
Retire uns minutos antes de desenformar. Desenforme para o prato de servir e decore a gosto. Se gostar coloque um pouco de redução de vinagre balsâmico.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo09:32

    Aqui está uma combinação bastante fresca com aromas estivais!
    Vamos ver ser aparece em em casa, talvez substituindo os morangos por outra fruta estival, e o mangericão por poejos/hortelã/hortelã da ribeira, pois são sabores frescos e dentro da mesma família aromática (fiz uma vez um doce de morango com hortelã da ribeira, e ficou bastante bom).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18:21

    Redução de vinagre? Pode explicar em que consiste?

    ResponderEliminar
  3. Uma delícia certamente!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  4. Anónimo:
    A redução de vinagre balsâmico encontra-se à venda em qualquer supermercado, perto, também com o nome de creme de vinagre balsâmico.
    Não é essencial para a receita. é meramente decorativo!
    Espero ter ajudado.
    Joana

    ResponderEliminar

Imprimir