5 Anos de Zé Maria


O meu filho mais velho faz hoje 5 anos. Há cinco anos que o vi pela primeira vez, ali, embrulhadinho, pequenino, vermelhinho. Há cinco anos senti muitas coisas diferentes, mas não chorei quando o vi. Sempre ouvi relatos emocionados de mães que não conseguem falar, lavadas em lágrimas, embargadas pela emoção do momento. Não me aconteceu chorar de felicidade, apesar de não haver espaço dentro de mim para toda a felicidade que sentia.
Só queria olhar para ele, senti-lo, cheirá-lo, tocar-lhe, que no meio dessas coisas todas  chorar não aconteceu. Só mesmo ao sair do bloco e ver todos à nossa espera, o Miguel, os meus pais, os meus sogros, a minha irmã e os meus cunhados, os tios... Só nesse altura as lágrimas me começaram a cair dos olhos, porque nessa altura, mais do que nunca, senti que aquela imensa felicidade, aqueles anos de tentativas e de tratamentos e de esperança, acabavam ali, para todos, com aquele bebé tão desejado e amado não só por mim, mas pelas minhas (nossas) pessoas.
Chorei depois em casa de felicidade, ao vê-lo a dormir no berço. Tantas vezes que nem acreditava que ele estava ali. Que finalmente tinha ali o meu amor pequenino.
Há cinco anos nasceu o Zé Maria e nascemos nós enquanto pais. Ele cresce e nós crescemos e tentamos, todos os dias ser melhores pais do que no dia anterior. Cometemos erros, fazemos algumas coisas boas e queremos saber mais e fazer melhor.
Tudo o que eu sei até agora, nesta caminhada da maternidade, foi-me ensinado pelo Zé Maria. Os primeiros filhos têm esta característica de nos ensinarem e ao mesmo tempo serem as nossas cobaias. Ao fim de 5 anos, e com mais dois outros filhos (quem diria!) é com o Zé Maria que aprendo a ser mãe, e é também com ele que cometo mais erros que tento não repetir com os outros. O primeiro filho, onde tudo é tão importante e único e avassalador, e que ao mesmo tempo nos dá a serenidade de acolher e desejar outros filhos, num amor que nunca se esgota, num coração plástico e elástico que acolhe tudo e todos e onde há espaço para todos os que vierem.
Sempre achei que, se há papel que me assenta, é o de mãe. Depois do Zé Maria nascer, e na nossa descoberta pela construção de uma família tive essa certeza. Tenho a certeza que sou uma boa mãe. Apesar de estar longe (e de nem sequer estar à espera) de ser perfeita, de às vezes me faltar a paciência, de me sentir cansada, de gritar, de por vezes poder ser injusta, de nem sempre fazer as melhores escolhas ou de tomar as melhores decisões, apesar de achar que o estou a fazer. Acho que sei fazer isto da maternidade bem e nunca me arrependerei de nada que possa ter ficado por fazer para poder ser mãe. Porque há cinco anos atrás, quando o Zé nasceu, permitiu-me realizar o meu maior sonho, o que mais desejava desde miúda quando brincava com bebés carecas: ter um filho nos braços. E mesmo sem lágrimas, aquele foi sem dúvida o dia mais importante da minha vida.

Parabéns por esta mãe cheia de anos meu amor!

16 comentários :

  1. O Zé está um crescido e muito bonito!
    Que tenha uma vida cheia de sucessos e possa ter sempre os papás e manos por perto para o mimar.
    Beijinho a toda a família.
    Joana, tu é uma lutadora e concordo contigo, o papel de mãe assenta-te como uma luva! Um xi <3 para ti.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns ao Zé Maria e aos Pais!

    ResponderEliminar
  3. Muitos Parabéns, a todos! Acho q ele se está a parecer mais ctg ;) Bjinhos e uma semana festiva recheada de alegrias!!!

    ResponderEliminar
  4. que texto tão bonito!
    Gostava de o ter escrito para o meu filho.
    Parabéns a todos.

    ResponderEliminar
  5. Mts parabens ao ze maria e claro mts parabens para a mamã tb merece bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Mts parabens ao ze maria e claro mts parabens para a mamã tb merece bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns para o seu menino e para si também pela mãe que é.beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Cristina15:44

    Muitos parabéns, Zé Maria!!
    Muitos parabéns, Joana e Miguel, pelos pais que são.
    E o rapazinho está mesmo bonito!!

    ResponderEliminar
  9. Que lindo texto Joana!!! Beijinhos grandes à família, porque ao Zé Maria, dei hoje de manhã :)

    ResponderEliminar
  10. Muitos parabéns! Esse bolo tem um aspecto maravilhoso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Muitos Parabéns ao Pequeno Grande Zé Maria:)
    Lembro-me tão bem de quando escreveu no blog que estava grávida. Foi um post muito especial.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo18:50

    Olá Joana,

    Chorei com este seu texto. A sua luta também foi e é a minha. O meu filho, agora com 12 anos, também chegou depois de 3 anos de angustias e foi uma alegria para todos. Desde ha 7 anos voltamos a tentar mas ainda sem sucesso e contando já, desde o início do processo, com mais perdas gestacionais do que as que cabem numa só mão. Mas a sua história dá-me esperança para continuar a tentar e ter novamente um final feliz. Tem razão. Não há nada que nos assente melhor do que a Maternidade. Beijinhos grandes, muita saúde para si e para os seus filhos.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo21:24

    Muitos parabéns ao seu primeiro amor pequenino!
    O tempo passa muito depressa, e parece que ainda "ontem" "desabafava" acerca da saga da sua luta e tratamentos. O tempo passou e veio o primeiro de muitos amores pequeninos, que vieram dar muita alegria si e à sua família.
    Desejo tudo de bom ao pequeno aniversariante, bem como a si e ao resto da família.

    Um grande beijinho para todos,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  14. Muitos, muitos parabéns, Joana! Como é que já passou tanto tempo?!... Tem sido tão bom poder acompanhar-vos e ver a família crescer :)

    Que continuem muito felizes!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Parabéns para este menino lindooooo!

    ResponderEliminar

Imprimir