Patê de Atum à minha moda



Não era receita para colocar por aqui, mas os pedidos foram tantos, que se calhar fazia sentido.  Não há mesa de festa e jantarada sem um patê de atum. Confesso que durante uns anos me fartei um bocadinho, mas é daquelas coisas que todos gostam, e é uma coisa optima para se fazer em jantares, festas e encontros em que há muita gente, porque é simples de preparar. Agora faço algumas vezes nessas ocasiões, porque acho que fica bem juntamente com as tábuas de queijos e enchidos, ou com alguns salgadinhos. E essencialmente porque gosto de variar.
Esta é a minha versão mais rápida e prática, e que todos parecem gostar.
Aqui fica.

Tema: Receitas Rápidas e Deliciosas para o Final do Verão

Porto - 29 de Setembro - 15h Worshop Pop -Up  - ÚLTIMAS VAGAS
inscrições e informações: info@workshops-popup.com

Ovar - 30 De Setembro - 10h Colher de Chá - Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt

Ingredientes:

1 lata de atum em azeite
4 colheres de sopa bem cheias de maionese (de preferência caseira, mas pode ser de compra)
1 ovo cozido
1/2 cebola
4 hastes de salsa
50g de pickles

Preparação:

Escorra o atum e coloque no robot de cozinha (pode ser o acessório de picar da varinha mágica, o picador da tupperware ou até a varinha mágica e o copo.) Junte depois a maionese, o ovo em pedaços, a cebola em quantos e os pickles e pique até obter uma mistura homogéna, mais ou menos cremosa consoante o gosto. (Se necessário junte um pouco mais de maionese). Junte depois a salsa picada finamente.
Coloque em tacinhas e sirva com tostinhas a gosto, palitos de cenoura e pepino e tomatinhos cereja.
(Nota: é delicioso também para tostas de atum e sandes para piqueniques e levar para a praia!)


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo10:56

    Gosto desta partilha.
    Há coisas quase "essenciais" e "universais", como este este tipo de paté, que pode ter tantas as variações consoante os gostos pessoais.
    É simples de preparar e versátil, pois tanto pode fazer parte de uma festa, como pode ser o recheio de uma sandes ou wrap (simples ou compostos).
    Faço algo parecido com abacate, queijo quark ou mesmo maionese, e tanto pode levar picles como tomate (fresco ou seco), rabanetes ou azeitonas picadas, ervas aromáticas - depende do que houver no momento ou do "apetite"!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito da apresentação das entradas no prato.
    Ficou lindo!!!
    E sim, o paté seja de atum, delícias do mar ou cavala é sempre presença assídua em festas ou jantaradas cá em casa também.

    ResponderEliminar
  3. Parece-me bastante bem. No meu, coloco tudo o que descreveste (à exceção dos pickles) e ainda coentros e alho. Adoro!

    ResponderEliminar

Imprimir