Tarte de Chocolate Salgada


Se há pessoa que nunca desilude, quando se tratam de sobremesas decadentes, gulosas e de encher o olho é a Nigella Lawson. Adoro os livros dela, os programas de culinária e a maneira de partilhar as coisas na cozinha. Talvez por não seu uma “chef” de cozinha de formação, goste tanto daquele espírito descontraído e familiar que ela tem de  cozinhar e de receber as pessoas. Tudo super descomplicado, de lamber os dedos. Duvido que haja quem goste de cozinhar e de estar na cozinha por prazer, e que não goste da forma de estar da Nigella.
Portanto, se eu queria uma sobremesa “daquelas”, nada como procurar nos livros da Nigella... E assim, para um almoço com uns amigos aqui em casa, lá saiu esta maravilhosa, rica e muito gulosa tarte de chocolate com um maravilhoso toque de sal.
Aconselho a todos.

E vamos começar os workshops:

Tema: Receitas Rápidas e Deliciosas para o Final do Verão

Lisboa - 22 de Setembro - 15h Workshops Pop-Up Chiado 
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com

Porto - 29 de Setembro - 15h Worshop Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com

Ovar - 30 De Setembro - 10h Colher de Chá - Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt


Ingredientes:
(receita original em  “Simply Nigella”, Nigella Lawson, página 309)

Base
300g de bolachas tipo Oreo
50g de chocolate negro 70% cacau
50g de manteiga à temperatura ambiente
1/2 colher de chá de flor de sal

Recheio
100g de chocolate negro 70% cacau
25g de amido de milho (maisena)
60ml de leite gordo
500ml de natas frescas (tipo “Longa Vida”)
50g de cacau cru em pó peneirado
2 colheres de chá de café solúvel em pó
75g de açúcar
1 colher de chá de pasta de baunilha (ou essência de baunilha)
2 colheres de chá de azeite virgem extra
3/4 de colher de chá de flor de sal


Preparação:

Comece por preparar a base. No robot de cozinha coloque as bolachas, o chocolate partido em padaços e triture tudo até ficar com uma espécie de migalhas grossas. Junte depois a manteiga amolecida e o sal e triture até a mistura começar a ficar unida.
Coloque a mistura numa tarteira com fundo amovível com cerca de 23cm de diâmetro, e pressione com as mãos de modo a que toda a base (e lados) fiquem forrados com a mistura de bolacha.
Leve ao frigorífico cerca de duas horas para ganhar firmeza. (E não coloque o recheio na tarte sem esta estar bem firme).
Prepare depois o recheio.
Numa tacinha coloque o leite e o amido de milho e mexa para dissolver. Reserve.
Coloque as natas num tacho e junte o chocolate partido em pequenos pedaços, o cacau peneirado, o pó de café instantâneo, o açúcar, a pasta de baunilha, o sal e o azeite.
Leve a lume brando, sem parar de mexer, até que o chocolate esteja bem derretido, mas sem ferver. Retire do lume e junte a mistura de leite e amido de milho até ficar com uma mistura homogénea.
Volte a colocar o tacho em lume brando e, sem parar de mexer e sem deixar ferver, deixe a mistura engrossar até cobrir as costas da colher de pau e, ao passar o dedo nas costa da colher de pau o creme não se una. Coloque a mistura num jarro medidor (deve ficar com cerca de 600ml de creme de chocolate) e coloque um pouco de papel vegetal molhado sobre o creme de chocolate (para não ganhar película.) Leve ao frigorífico cerca de 15 a 20 minutos (não ais para o creme não assentar) e coloque depois, cuidadosamente sobre a base da tarte.
Leve novamente ao frigorífico, cerca de 12 horas até o creme assentar.
Retire depois a tarte uns 10 minutos antes de servir e desenforma-a para o prato de servir, de core depois a gosto. Eu usei frutos vermelhos, mas a Nigella Lawson aconselha a servir com crème fraiche.


Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Anónimo09:51

    Ui...que visão pecaminosa!
    Mesmo não apreciando as bolachas Oreo, fiquei a "babar-me" com esta tarte.
    Adorava ver os programas dela, e tenho alguns livros dela (ainda faltam alguns, que estão numa "lista").
    Se é para impressionar alguém guloso (ou não), especialmente em ambiente descontraido e familiar, as receitas dela dão essa sensação de descontração e prazer a comer. Pelo menos, era a sensação com que ficava a ver os programas, comer com prazer e ser algo fácil de fazer em casa, sem grandes "mariquices".
    Quanto ao workshop em Lisboa, vamos ver se dá para ir. Por vezes, a "agenda caseira" não permite um grande planeamento.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Tb sou fã da Nigella, desde q a via na Sic Mulher :) Mesmo q ñ gostasse particularmente do prato q ela confeccionava, aquela postura conquistava e inspirava-me :) Tb tenho alguns livros dela (Nigellissima é a últ aquisição) e simplesmente adoro-a! Qd crescer, quero ser como ela :) Obrigada por esta tentação, hei de fazer com certeza! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  3. O que é cacau cru e onde se pode adquirir? Obrigada e parabéns pela receita bem gulosa!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:14

    O cacau cru é mais aromático e completo que o cacau normal, e não o acho tão amargo como o normal - são as diferenças que encontro entre os dois. Encontra-se à venda nas secções de comida saudável dos super e hipermercados (depende do sortido da loja), supermercados bio ou lojas tipo Celeiro, lojas de venda a granel (caso o vendam).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:19

      Diana, respondi em cima. Espero que a informação seja útil.

      Sara Oliveira

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde. Adoro o seu blog. Adoro a Nigella. Desta receita só não gosto de Oreos como poderei substituir estas bolachas da base por outra coisa identica? Muitas felicidades para o seu blog. IM

    ResponderEliminar
  7. Já fiquei a babar... Adoro! Assim como também adoro ver a Nigella cozinhar, adoro o fato de usar ingredientes comuns, bem "gordinhos" e da forma simples e descomplicada como a ela mostra as coisas: se ficar perfeito ficou... se não ficar, paciência... o importante é estar bom!
    Beijinhos
    https://acucarsal.blogspot.com

    ResponderEliminar

Imprimir