Bacalhau com Crocante de Presunto e Esmagada de Batata Doce


Quase que nem parece uma refeição de meio de semana, mas é realmente simples e rápido de preparar, e tem até uma aparência bem simpática. O bacalhau não precisa de muito tempo no forno para ficar no ponto - pessoalmente acho que por vezes até cozinhamos o bacalhau tempo demais. E desta forma os lombos desfazem-se em lascas suculentas e não fica nada seco ou a embrulhar-se, como muitas vezes me acontecia em tempos que já lá vão. A combinação de bacalhau e batata doce é para mim vencedora. Adoro e uso muitas vezes. E o presunto dá só um pequeno toque, mas combina tudo na perfeição.
Espero que experimentem, porque nós gostamos muito.

Tema: Receitas Rápidas e Deliciosas para o Final do Verão

Lisboa - 22 de Setembro - 15h Workshops Pop-Up Chiado 
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com

Porto - 29 de Setembro - 15h Worshop Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com

Ovar - 30 De Setembro - 10h Colher de Chá - Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt


Ingredientes para 2 pessoas:

2 lombos de bacalhau demolhados
azeite q.b
pimenta q.b.
4 dentes de alho
2 folhas de louro
300g de batata doce 
2 fatias finas de presunto
salsa q.b.

Preparação:

Coloque os lombos de bacalhau num tabuleiro que possa ir ao forno, regue com azeite abundante, tempere com um pouco de pimenta, as folhas de louro e junte 3 dentes de alho esmagados. Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 20 minutos.
Entretanto descasque as batatas doce e corte-as em pedaços. Leve-as a cozer apenas em água até que fiquem macias. Escorra depois bem as batatas. Leve um tacho ao lume com 1 dente de alho picadinho e um pouco de azeite e deixe refogar um pouco mas sem queimar o alho. Junte as batatas e esmague-as depois com um utensílio próprio, até ficar uma espécie de puré grosso e pesado. reserve.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e disponha as fatias de presunto. Leve-as ao forno já aquecido a 220ºC até que “sequem” e fiquem crocantes, o que demora apenas alguns minutos, convém vigiar de perto.
Sirva a esmagada de batata com o bacalhau e por cima deste coloque o presunto crocante. Regue, se desejar, o puré com um pouco do azeite onde cozinhou o bacalhau e polvilhe com um pouco de salsa picada.
Sirva com feijão verde cozido.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Parece-me lindamente :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:24

    Uma ideia muito deliciosa! Lembra aqueles pratos de bacalhau com ar de fim de semana!
    Para fazer brevemente, com a batata doce ou a normal.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir