Este tempo de Outono chama a refeições de conforto. Borrego estufado é para mim uma receita de conforto. O puré de abóbora é um novo habitual cá de casa. Gostamos bastante, e agora que as abóboras estão em força nos mercados, é uma maneira alternativa de as usar, e dar colorido aos nossos pratos. E outra forma da a cozinhar, sem ser sempre na sopa ou em compotas.
Desde que coloquei a receita nas stories do instagram (https://www.instagram.com/joanacostaroque/) que me têm pedido a receita, pelo que achei que era melhor partilhar aqui, juntamente com o borrego que acompanhou.
Espero que gostem desta sugestão.
Próximos Workshops:
Tema: Mesas de Festa
Lisboa - 1 de Dezembro - 11h30 Workshops Pop - Up Chiado
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com
Porto - 15 de Dezembro - 15h Workshops Pop -Up
inscrições e informações: info@workshops-popup.com
Ingredientes para 4 pessoas:
600g de borrego cortado em pedaços
sal e pimenta q.b.
1 cebola
2 dentes de alho
1 pernada de hortelã fresca
200ml de vinho branco ou água
Puré de abóbora:
600g de abóbora hokkaido ou butternut
2 colheres de sopa bem cheias de leite de coco (de lata)
1 pitada de noz moscada
Creme de Espinafres:
300g de espinafres congelados
sal e pimenta q.b.
alho em pó q.b.
azeite q.b.
Preparação:
Comece por preparar o borrego. Pique a cebola e os dentes de alho finamente e leve ao lume num tacho com um pouco de azeite deixando a cebola começar a dourar. Junte depois o borrego, envolva bem e deixe cozinhar 5 minutos. Tempere depois de sal e pimenta, junte a água ou o vinho branco e a hortelã. Deixe levantar fervura, tape o tacho, reduza para o mínimo e deixe cozinhar até o borrego estar macio. (Se tiver necessidade, junte um pouco mais de vinho ou água ao longo da cozedura!)
Entretanto prepare o puré de abóbora. Corte a abóbora em fatias ou ao meio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos ou até a abóbora estar macia. Retire, coloque no copo da varinha mágia ou no robot de cozinha, junte o leite de coco e um pouco de noz moscada e triture até obter um puré cremoso. (Não é necessário sal, e no caso de usar abóbora hokkaido ou butternut, pode triturar também a casca!)
Para o creme de espinafres, coloque num tacho os espinafres congelados, tempere de sal, pimenta e com o alho em pó e regue com um fio de azeite. Tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando até os espinafres estarem macios, Triture bem com a ajuda de um robot de cozinha ou com a varinha mágica e retifique os temperos.
(Nota: Tanto o puré de abóbora como o creme de espinafres, pode ser preparado com antecedência e guardado no frigorífico alguns dias em caixas herméticas)
Sirva o borrego com o puré de abóbora e o creme de espinafres.
Bom Apetite!
Agradeço a partilha das receitas, tanto do borrego como dos purés, pois estes despertaram a curiosidade.
ResponderEliminarEmbora não seja grande apreciadora de borrego, por via da falta de hábito de consumo e reduzida oferta na minha zona (em talhos e supermercados), será para experimentar com este ou outra carne.
Venham mais ideias assim, para variar os acompanhamentos e dar mais cor aos pratos.
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Olá,
ResponderEliminarObrigada pela partilha do puré. É uma forma de ir variando na alimentação.
Borrego não gosto, mas aqui em casa gostam todos e por isso vou experimentar.
Beijinhos
Margarida
https://minhacasadopatio.blogspot.com/