Chips de Couve Kale


Das coisas que mais gosto nisto de receber um cabaz de produtos em casa, tem a ver com esta questão sazonal, e de não ficarmos muito presos às coisas que estamos mais habituados e que consumimos habitualmente. Nesta altura do ano, as abóboras ganham terreno, assim como a batata doce, as cebolas e as couves. Recebê-las exige também descobrir maneira de as utilizar nas nossas receitas habituais, e também de descobrir novas receitas e até novas formas de as comer.
Até receber um cabaz em casa, nunca tinha consumido couve kale (ou couve crespa), por exemplo. Confesso que não fiquei fã nas primeiras vezes, e demorei alguns anos a habituar-me a este sabor. Não é das minhas coisas favoritas, e portanto ando sempre a tentar descobrir novas receitas para a usar.
Fartinha de ouvir falar nas chips de couve kale, mas muito, mesmo muito desconfiada de as fazer e de achar que fosse realmente bom, adiei a altura de experimentar. Até que há umas semanas atrás, a couve kale regressou ao cabaz e eu, finalmente, decidi experimentar e perder esse medo que às vezes temos de fazer coisas “fora da caixa”.
E realmente é bom, até o Miguel gostou, e só não conseguimos convencer os mais pequenos a comer “batatas fritas verdes”, porque andam em guerra declarada aos verdes....
E gostamos mesmo, que entretanto já voltamos a fazer! E aqui fica a receita para não terem medo. Para arriscarem com o que não conhecem, e fazerem coisas menos convencionais e mais “fora da caixa”.

Tema: Receitas Quentes para Dias Frios
Porto - 24 de Novembro - 15h Workshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Tema: Mesas de Festa
Ovar - 25 de Novembro - 10h Colher de Chá - Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt

Ingredientes:

1 molho de couve Kale
sal e pimenta q.b.
alho em pó q.b.
azeite q.b.
colorau q.b.

Preparação:

Arranje a couve kale, de modo a ficar apenas com as folhas em pedaços não muito pequeno, mas sem os caules duros. Lave-a e seque muito bem. Coloque depois numa taça, tempere com sal, pimenta, alho em pó, colorau (pode usar outras especiarias e ervas seca a gosto) e regue com um fio de azeite. Envolve bem, massajando a couve com os temperos para que fiquem bem impregnados. 
Coloque depois as folhas de couve kale no tabuleiro do forno previamente forrado com papel vegetal, e numa só camada, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos, ate as folhas ficarem “secas” e crocantes.
Retire do forno e deixe arrefecer uns minutos e coloque depois numa taça. Sirva como acompanhamento ou snack.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo14:09

    Aqui está algo para experimentar!
    Já há algum tempo que vejo os "chips de kale", e acho que já vi no programa da tia Cátia, no da Filipa (ou página dela ?), e "Cinco Quartos de Laranja" (se não estou em erro).
    Talvez seja uma forma diferente de variar as folhas dos verdes, nomeadamente couve ou nabiça (alternativas na falta da kale), agora que começa a ser a época delas.
    Bem, "quem não arrisca, não petisca", e vamos ver se sai algo comestível desta aventura!
    Para quem já fez bolachas salgadas com espinafres/agriões/folhas de mostarda (a mesma receita do livro da Popina em versões diferentes, e todas muito boas por sinal!),não irá ser nada do outro mundo!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Por coincidência, fiz ontem pela primeira vez! Gostei bastante. Temperei apenas com sal azeite, mas para a próxima aventuro-me com mais condimentos. :)

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Não conhecia esse legume, de todo! Mas fiquei curiosa porque me esforço sempre por comer as coisas da época. Vou experimentar!

    Beijinhos
    Margarida
    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Olá :)

    Eu gosto desta couve salteada com azeite e alho :)
    Mas vou experimentar esta sugestão :)

    ResponderEliminar
  5. Joana imagino que se colocar um bocado de queijo da ilha vai ficar ainda mais gostoso!

    ResponderEliminar

Imprimir