Arroz Caldoso de Couve Lombarda com Pimento e Chouriço


O arroz nunca foi algo que fosse exímia a cozinhar. Bem pelo contrário. Já cozinha razoavelmente, e continuava sem saber fazer um arroz que não se assemelhasse a argamassa. Muitas vezes lá pedia ajuda à minha irmã, e enquanto eu, ainda em casa dos meus pais, fazia o almoço ou algumas vezes o jantar, era a minha irmã que me vinha salvar e fazer o arroz (principalmente arroz branco, o meu “calcanhar de aquiles”)
O tempo foi passando, e nesta coisa de cozinha, nada como não nos darmos por vencidos. E, finalmente lá consegui começar a fazer um arroz minimamente razoável. Agora, mesmo que não seja o melhor arroz do mundo, não me saio assim muito mal.
E passei a gostar de fazer arroz, e de variar com muitos ingredientes e maneiras, fazendo receitas mais ou menos tradicionais de arroz à portuguesa.
Na semana que passou, tinham vindo duas couves lombardas no meu cabaz de hortícolas, e tinha pescadinhas de rabo na boca para fazer para o jantar (que os meus rapazes adoram!)
Lembrei-me de um arroz caldoso de couve para acompanhar, algo que a minha mãe costuma fazer para acompanhar peixe frito. Tinha ainda pimento a necessitar de ser gasto, e ainda meio chouriço. E ficou um arroz bem supimpa!

Próximos Workshops:

“Receitas para a Páscoa”

PORTO - 16 de Março:  Workshops Pop Up Porto, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)

LISBOA - 30 de Março : Workshops Pop Up Chiado, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)

Ingredientes para 4 pessoas:

1 cebola
1/4 de pimento vermelho em cubinhos
1/4 de chouriço em cubinhos
2 dentes de alho
azeite
1 folha de louro
1 medida de arroz
250g de couve lombarda cortada grossa


Preparação:

Pique grosseiramente a cebola com os dentes de alho e leve a refogar num tacho com azeite e a folha de louro. Junte depois o pimento vermelho e o chourico e deixe refogar mais um pouco.
Acrescente depois  3,5 medidas de agua (na mesma medida do arroz) e tempere de sal e pimenta e deixe levantar fervura. Junte depois a medida de arroz e a couve 
Deixe levantar fervura. Reduza o lume e tape o tacho. Deixe cozinhar cerca de 15 minutos, ou até o arroz estar cozinhado.
Serva de imediato como acompanhamento de peixe frito ou carne grelhada.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo13:06

    Este arroz lembra um que aparecia, e esgotava sempre, num restaurante perto do serviço, cujo prato do dia era filetes de pescada com arroz de feijão e couve.
    Não é a única a ter "dificuldades" com o arroz! Também, fui aprendendo ao longo do tempo, mas tenho dificuldade em fazer arroz branco solto (não sou grande apreciadora), embora os outros saiam bem.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz arroz com couve lombarda.
    Gostei da sugestão e do acompanhamento: peixe frito.
    Levo comigo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2019/02/fast-food-pica-pau-e-duas-versoes.html

    ResponderEliminar
  3. Adoro estes tipos de arroz.....mas como não como arroz......tem um optimo aspecto....bjs

    ResponderEliminar

Imprimir