Caril de Frango com Caju e Coco


Uma das coisas que tenho aprendido ao longo do tempo, nas festas e jantares que vou fazendo aqui por casa é que simplificar é o melhor.
Se ao início fazia coisas muito elaboradas, imensa finger food, empratamentos.... o tempo, ou melhor a falta dele, fez-me perceber que há receitas que todos vão gostar muito e que demoram muito pouco tempo a fazer. E foi a preparar as festas dos miúdos com a família toda eos amigos e a chegarmos a cerca de 60 pessoas, que percebi como é importante simplificar e planear.
Talvez por isso, e também pela prática, passou a ser cada vez mais rápido e facil planear jantares para a nossa família mais chegada. Simplesmente porque deixei de complicar muito, e acabo a fazer as coisas de “um tacho só” que todos gostam!
É o caso do caril, que faz sempre imenso sucesso aqui por casa, e que dá tanto trabalho fazer para 6 como para 15....Desta vez, acabei por fazer um caril tipo korma, porque acabei por usar polpa de caju que me tinha sobrado do dia anterior de coar a bebida vegetal, mas pode ser preparado com outros frutos secos. e é uma excelente maneira de aproveitar este subproduto.
Este caril fica com um molho espesso e rico, como gostamos cá em casa.
Espero que gostem também!

MAIS DATAS DO WORKSHOP  “Receitas Simples e Rápidas para Organizar a Semana - Meal Prep” Em LISBOA E NO PORTO

LISBOA - 13 de Abril : Workshops Pop Up Chiado, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)

PORTO - 14 de Abril:  Workshops Pop Up Porto, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)

Próximos Workshops:

“Receitas para a Páscoa”

LISBOA - 30 de Março : Workshops Pop Up Chiado, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)

OVAR - Furadouro - 7 de Abril : Colher de Chá, 10h - inscrições em geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 6 pessoas:

1 frango do campo, com cerca de 1,5 kg partido em pedaços peuenos
1 cebola grande
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite ou óleo de grainha de uva, ou óleo de coco
1 pedacinho de gengibre fresco com cerca de 2 cm
1 malagueta (opcional)
2 colheres de sopa de pó de caril de boa qualidade
300ml de leite de coco (de lata)
75g de coco ralado
100g de caju finamente triturado ou o resíduo  de caju ou de outro fruto seco que fica após fazer bebida vegetal
1 molhinho de coentros frescos
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Pique a cebola, o gengibre, os talos dos coentros e os dentes de alho e leve-os a refogar no azeite ou óleo. Acrescente a malagueta partida, se usar, o pó de caril, o coco ralado e a polpa do caju. Coza bem esta mistura de especiarias durante cerca de 10 minutos. Se começar a ficar muito seca, junte golinhos de água. 
Acrescente agora o frango em pedaços, envolva-o bem na mistura e tempere com um pouco de sal e pimenta. Deixe o frango estufar em lume brando, cerca de 30 minutos, tapado. Acrescente depois metade do leite de coco e deixe cozinhar em lume brando até o frango estar macio.  Acrescente depois o restante leite de coco, retifique os temperos e envolva bem.
Sirva o caril polvilhado com os coentros picados e acompanhe com arroz basmati ou thai jasmim.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Aqui está uma bela receita e uma sugestão maravilhosa p fazer p o Dia da Mãe, não fosse o meu pessoal esquisito e ñ gostar de pratos de caril, com coco ou frutos secos... Isto ter avós com mais de 80 anos e super tradicionais no q toca a comida dificulta imenso variar as refeições e agradar a tds em dias de festa :/ Vou guardar a receita para mim p fazer p partilhar numa refeição entre amigos ;) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22:02

    Há situações em que não convém complicar, caso contrário uma pessoa fica "presa" a ela.
    No caso das festas ou convívios, convém simplificar um pouco, e encontrar uma forma de agradar a todos em termos de comida, senão não disfruta da ocasião.
    Este caril é vistoso, e agrada num festa/convívio informal, no caso de todos serem apreciadores de sabores exóticos.
    Não estava previsto, mas foi feito, adaptando um pouco ao que havia em casa. Usei bifes de perú temperados (cortados em tirinhas), usei menos pó de caril, também usei o resíduo do "leite" de caju" (aqui estava temperado, e lembrava uma espécie de "requeijão"). Não usei o coco ralado e leite de coco, porque não tinha - coloquei água. Saiu um pouco diferente do caril que conheço e faço, mas é bastante saboroso - os coentros no refogado dão um toque especial.
    Acredito que a "base" sem o pó de caril e o coco (ralado/leite), pode ser uma variante aromática a lembrar o "frango com natas", pois o molho fica espesso por via do caju triturado.
    Vai ser algo a repetir, pois o resultado foi bastante satisfatório.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir