Arroz Frito com Carne e Legumes (aproveitamento de sobras)


No passado sábado estive na Ikea de Loures a falar sobre como cozinhar de forma mais sustentável. Falamos de imensas coisas e partilhei com vocês as minhas dicas preferidas acerca de como cozinhar de forma mais sustentável, mas também de como comprar de forma mais sustentável.
Uma coisa muito importante na cozinha sustentável tem a ver com o aproveitamento sobras. Como sabem sou incapaz de deitar comida fora. E não é difícil aproveitar o que nos sobrou de outra refeição. Apenas aquecer e levar na marmita, ou transformar noutra refeição juntado outras coisas, tudo é possível! Haja imaginação e vontade de dar uma nova vida às sobras.
Sei que para muito o problema é esquecerem-se das sobras no frigorífico, mas também é relativamente fácil contornarem isso. Que tal passar revista ao que têm no frgorífico com regularidade e não fazerem coisas novas enquanto há comida boa, e feita no frigorífico lá de casa.
Por aqui havia sobras de arroz basmati, que o marido fez para o almoço de sábado mas exagerou na quantidade. Sobrou também um bocadinho de carne de porco de uns tacosm havia uma clara de ovo perdida, um resto de azeitonas,  e uns quantos legumes e couve em juliana. Tudo junto transformou-se num arroz frito que quase parecia ao mesmo tempo uma salada de arroz, mas que estava bastante bem.
Deixo-vos a receita, mais como inspiração do que outra coisa qualquer. Para que se motivem a não deixar estragar e que mudem pequenos gestos no vosso dia a dia.
Porque a sustentabilidade não é uma pessoa a fazer grandes gestos. São muitas pessoas a fazerem pequenos gestos todos os dias!

Próximos Workshops:

“Mesas para Refeições ao Ar Livre “

LISBOA - 1 de Junho: Workshops Pop Up Chiado, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)

PORTO - 16 de Junho: Workshops Pop Up Porto, 11h30

OVAR - Furadouro - 30 de Junho: Colher de Chá, 10h - inscrições em geral@colherdecha.pt


Ingredientes:

1 taça com sobras de arroz basmati (250g de arroz cozido)
150g de sobras de carne de porco cozinhada em cubinhos
1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 tiras de pimento vermelho
azeitonas cortadas ao meio q.b.
1 cenoura pequena
1 chávena de ervilha cozidas
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de pimentão fumado
1 raminho de salsa
2 ovos + 1 clara
azeite q.b.
couve coração e couve roxa q.b. em juliana
lascas de parmesão q.b.

Preparação:

Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite. Junte depois os dentes de alho e a cebola picadas, o pimento em cubinhos, a cenoura descascada e cortada em cubos ou rodelas e deixe saltear em lume brando durante alguns minutos, até tudo começar a ganhar cor. Junte depois as ervilhas e tempere a gosto com sal e pimenta e o pimentão fumado. Acrescente depois a carne, envolva bem e junte finalmente o arroz. envolva bem, de modo a misturar tudo uniformemente.
Bata os ovos com a clara e verta sobre o arroz, já com a frigideira fora do lume e mexendo sempre para que os ovos se envolvam com a restante mistura.
Acrescente depois a couve em juliana fina, as azeitonas,  a salsa picada e termine com as lascas de parmesão. Sirva de imediato!


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo16:10

    Este é um tema que muitas vezes fica "esquecido" nos períodos de grande "abundância".
    O aproveitamento de sobras, é algo que deve fazer parte dos nossos hábitos, pois hoje em dia parece que tudo é descartável.
    Cá em casa, também há aproveitamento de sobras, com ideias tiradas daqui ou adaptando algumas receitas. Foi sempre praticado em casa com os meus pais, e em alguns livros de culinária antigos (e mesmo um seu), há uma secção dedicada aos aproveitamentos.
    Esta sugestão poderá ser uma inspiração para usar umas sobras de massa cozida, um resto de couve em juliana, um resto de frango assado.
    Por isso, venham mais ideias destas!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha,...excelente sugestão!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar

Imprimir