Osso Buco na Slowcooker


Estou cada vez mais entusiasmada com a slowcooker e cada vez faço lá mais coisas. Principalmente no inverno, em que este género de refeições nos sabe melhor, nada mais simples do que colocar tudo na slowcooker e deixar ficar 4 ou 8 horas (quase sempre 8) até que uma refeição se faça praticamente sozinha.
Não há muitas receitas em português, mas com um bocadinho de pesquisa no “Professor” Google, e em sites americanos, há imensas ideias e sugestões.
Para quem tatas vezes me pergunta sobre a slowcooker, a minha é do Aldi, marca deles, e tem capacidade de 5,5l. A slowcooker é uma panela eletrica de cozedura lenta, que tem dois modos de confeccionar comida: low, que demora cerca de 8 horas, e high que demora cerca de 4 horas. No caso específico do modelo que tenho, ela cozinha até 10h, e ainda mantêm a comida quente por 2h, e desliga-se sozinha no fim do tempo programado. Nem todas as panelas se desligam sozinhas, e há algumas que até dão para programar. Se usarem daqueles relógios/temporizadores de tomada pode fazer com que a vossa slowcooker que não se programa, possa pelo menos desligar-se sozinha se a usarem quando não estão em casa.
Quanto ao gasto de energia, uma slowcooker gasta muito pouco. A minha tem 260W, o que quer dizer que em 8 horas de utilização gasta pouco mais de 2kw. O preço de 1kw varia de tarifário para tarifário (podem confirmar na vossa fatura de eletricidade), mas ronda os 0,2€. Portanto numa receita de 8 horas, gasta cerca de 0,4€.
A ultima coisa que fiz na minha slowcooker foi um delicioso osso buco.
Fica a receita.
(Para quem não tem slowcooker, é seguir os procedimentos e colocar no forno, num tacho tapado, cerca de 5 horas a 160ºC, ou em lume muito brando, no fogão, até ficar bem macio, cerca de 3 horas)

Ingredientes para 4 pessoas:

1kg de osso buco (peçam no talho!)
1 lata pequena de tomate pelado
sal q.b.
pimenta q.b.
2 folhas de louro
azeite q.b.
2 cenouras
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 colher de sopa de ervas secas a gosto

Preparação:

Na slowcooker coloque o osso buco. Por cima disponha o tomate pelado picadinho, as cenouras descascadas e também picadinhas, a cebola e os dentes de alho picados. Tempre com um fio de azeite, sal e pimenta. Junte o louro e as ervas secas a gosto.
Tape a panela e regule-a para low, deixando cozinhar as 8 horas.
Sirva depois com puré de legumes ou com esparguete.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Bom dia Joana! Adoro as suas receitas e sou uma fiel seguidora à vários anos! A receita do Dahl que fez já está no blog?

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana. Ainda um destes dias foi justamente o que fiz na minha slowcooker. Eu que detesto carne bem passada, adorei o resultado final, com a carne tão tenra que se desfazia na boca! Agora ando é a sentir necessidade de uma slowcooker com maior capacidade. A minha é de 3,5l mas para 4 adultos já a acho um bocadinho à conta.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:35

    Estou mesmo a ver que tenho que arranjar uma panela destas!
    nos últimos meses os meus horários de serviço alteraram-se um pouco por via das circunstâncias, condicionando um pouco as preparações das refeições.
    Estou a ponderar a aquisição de uma panela destas, de forma a auxiliar a preparação das refeições, pois quando uma pessoa chega tarde a casa muitas vezes não há vontade de cozinhar. Desta forma, seria uma forma de ter a refeição (ou parte dela) já cozinhada, quando chegasse a casa.
    Além disso, será uma forma de usar alguns cortes de carne que não são habituais em casa por levarem bastante tempo a cozinhar, ou outras preparações, beneficiando da cozedura lenta.
    Vamos ver se sai alguma coisa no Natal!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. obrigado pela informação sobre ó assunto me ajudou bastante

    ResponderEliminar
  5. Le dimensioni e le potenze delle slow cooker possono variare, quindi regolate i tempi di cottura di conseguenza. Inoltre, è possibile personalizzare la ricetta aggiungendo altre erbe e spezie secondo i propri gusti. Buon appetito!

    ResponderEliminar

Imprimir