Salada Quente de Tubérculos com Mel e Nozes


Nesta coisa de não gostar de desperdiçar comida, dou comigo muitas vezes a pensar o que fazer com o que tenho em casa, e muitas vezes as ideias acabam por surgir só a partir de imagens que vimos de pratos, ou de adaptações de receitas... E na maioria das vezes acontece só por ver, sem termos mesmo acesso a uma receita. E receber um cabaz semanal com produtos da época - em que só troco 1 ou 2 coisas - também me obriga a ser mais “criativa” com as coisas que comemos cá em casa. 
E foi assim que surgiu esta salada. Que não começou como salada. Surgiu como um acompanhamento de legumes assados, para dar uso à beterraba do cabaz e às pastinacas que tinha no frigorífico. Depois lembrei-me de juntar as cenouras baby, e uma batata doce porque os miúdos gostam, e de repente lembrei-me que ainda tinha meio bolbo de funcho que tinh usado para assar com entrecosto. Achei que a doçura do funcho ficava bem com todos os outros elementos, todos eles adocicados.
No fim, ao olhar para os legumes assados, achei que ficavam bem misturados com espinafres baby frescos  que não tinha, e nozes, numa espécie de salada, Junte as nozes. Acentuei a doçura dos tubérculos com um fio de mel. e achei que o crocante da ceboleta ia ficar bem. Não me enganei. Estava delicioso e acompanhou umas perninhas de frango assado. No dia seguinte, o que sobrou juntei também com o frango desfiado que sobrou e um pouco de quinoa. E não sei qual das duas versões ficou melhor!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 batata doce pequena
8 cenourinhas baby ou 2 grandes
1 beterraba pequena
1/2 bolbo de funcho
2 pastinacas pequenas
1 cebolete (sping onions)
sal e pimenta q.b.
alho em pó q.b.
azeite q.b.
1 colher de sopa de mel
50g de nozes

Preparação:

Lave bem todos os legumes. Descasque a batata doce, a beterraba, as cenouras e as pastinacas, Corte todos os legumes em palitos mais ou menos do mesmo tamanho mas não misture as beterrabas, ou mancham tudo. Corte o bolbo de funco em meis luas não muito finas.
Coloque todos os legumes num tabuleiro (não misture a beterraba para não tingir tudo!) e tempere-os com sal, pimneta, alho em pó e um fio de azeite.
Leve oa legumes ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos, ou até os legumes estarem macios.
Retire os legumes do forno e coloque num prato de servir. Corte a ceboleta em rodelas fininhas e junte aos legumes, assim como as nozes grosseiramente picadas. Regue com o mel e com um pouco mais de azeite.
Sirva de imediato como acompanhamento ou prato principal, juntando carne ou quinoa.


Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Anónimo22:38

    Por vezes, os melhores pratos resultam melhor fruto da invenção do momento, do que se tivessem sido feitos propositadamente!
    Esta salada está bastante apetitosa, e é uma forma diferente de apresentar os legumes assados.
    Fico com a sugestão, pois pode servir de inspiração para adaptar ao que tenho em casa. C
    tenho a cesta da Fruta Feia, os produtos recebidos são da época, e muitas vezes há que ter imaginação para variar a preparação dos mesmos.
    Por isso, todas as ideias são sempre bem vindas para variar um pouco as coisas, ou servir de mote para alguma adaptação.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir