Bolachas Speculoos (Ideias para Presentes de Natal 1)


O Natal aproxima-se a passos largos. E está aí mesmo à porta! 
Como sabem eu adoro a época do Natal! E acho que dezembro é mesmo o melhor mês do ano, e acho que vivo esta época de uma forma muito própria. Principalmente por  causa dos presentes comestíveis e caseiros que faço e ofereço todos os anos para os nossos amigos e família, em vez de comprar presentes.
Como gosto de fazer várias coisas e diferentes, ando sempre à procura de ideias e receitas diferentes para fazer. E sei que por aí também há quem espere por estas ideias.
No entanto, eu não vario muito nas receitas que compõe os meus cabazes. Há sempre marmelada, doce de abóbora, geleia e bolachinhas. E vou sempre tentando descobrir e fazer receitas diferentes e tornar os meus cabazes mais atrativos e deliciosos para quem os recebe.
Este ano decidi fazer umas bolachas speculoos, que eu só conheço das que experimentei de compra, o ano passado, do Aldi. São realmente bolachas de natal, com imensas especiarias como canela, gengibre e cravinho, e são mesmo deliciosas.
Estas bolachinhas são tradicionais na gastronomia da Belgica e Holanda, e fazem parte das mesas de Natal.
Aqui já as vesti de festa, também a pensar nos meus cabazes de natal. E assim, aos poucos que comecem as festividades... e as ideias!

Ingredientes para cerca de 20 bolachas

185g de farinha
1/2 colher de chá de fermento em pó
3 e 1/2 colheres de chá de mistura de especiarias*
115g de manteiga à temperatura ambiente
110g de açúcar amarelo
100g de açúcar
1 ovo

  • Mistura de especiarias: Numa taça misture 1 colher de sopa de canela em pó + 1 e 1/2 colher de chá de noz moscada + 1 colher de chá de cravinho em pó + 1 colher de chá de gegibre me pó + 1/4 de colher de chá de cardamomo em pó + 1/4 colher de chá de pimenta branca em pó + 1/4 colher de chá de estrela de anis em pó

Preparação:

Numa taça coloque a farinha, o fermento e as especiarias e misture bem. Noutra taça coloque a manteiga e os açúcares e o ovo e misture bem até obter uma massa cremosa e homogénea. Junte depois a mistura de farinha e especiarias e misture até formar uma massa homogénea. Forme uma bola, embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico entre 2 a 6 horas (NÃO SALTAR ESTE PASSO!)
Ao fim deste tempo retire a massa do frigorífico e, com a ajuda de um rolo da massa estenda a massa com cerca de 5mm de espessura. Corte com uma faca ou com cortadores de bolachas e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 12 minutos. Quando retirar as bolachas estas ainda estão um pouco moles, mas retire-as cuidadosamente do tabuleiro e deixe arrefecer sobre uma grelha.
Guarde depois em caixas herméticas ou coloque-as, depois de frias em frascos e latas e ofereça como mimo de natal.
Se quiser, decore as bolachas a gosto depois de frias!


Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Tão giras que ficaram estas bolachinhas!
    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Adorei a decoração <3 estão lindas :)
    Beijinho
    https://acucarsal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Adoro Joana! 😍
    Como senpre, a dar-nos ideias maravilhosas para os "nossos" cabazes!
    Obrigado! 😘

    ResponderEliminar
  4. Joana, obrigada :) Quanto tempo deixaste a tua massa no frio? 2h talvez seja pouco tempo, não é? Bom fds e obrigada! Bjinho.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo20:39

    As bolachas estão lindas e bem a preceito!
    Adoro os spéculos do Lidl e do Aldi, e ando há bastantes anos para tentar fazer em casa.
    Embora tenha uma vaga ideia do que fazer para as ofertas de Natal (há sempre os "discos pedidos"), gosto de ter ideias para compor um pequeno sortido de bolachas (reminiscêncas das recordações do "Sortido Rico" da Nacional, que ofereciam no Natal - o equivalente aos bombons nesta quadra, atualmente).
    Esta mistura de especiarias recorda a mistura que costumo usar em bolachas (a mistura é de uma receita de um bolo de iogurte e especiarias, que tirei do blog "La Cucinetta"), mas os ingredientes são diferentes: cacau em pó, pimenta preta moída, noz moscada ralada na hora, canela, gengibre, e combinadas com raspa de laranja/clementina/tangerina.
    Mais uma receita para experimentar!Palavra de "bolacheira"!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  6. Meu pais de Portugal tem tantos problemas sociais, economicos, xenofobicos, racistas e muita, muita pobreza. Portugal e um pais muito fraca e a vergonha do mundo inteiro.
    Aliancas com o ingleses ha mais de 500 anhos? Mentiras e muita Merda! Macons, PNR, Duarte Pio, e Costa eles sao problemas muito grandes. Praticamente todos os politicos em portugal sao macons, e um fato. E tudos que acreditam que portugal e uma republica sao cegos e ignorantes. Portugal nao e uma republica. E um país controlado cem por cento pelos macons. Sem eles, talvez tenhamos uma oportunidade de melhorar?

    E mais, A nossa história triste e inventada de portugal girou com uma infinidade de mentiras para os outros é quase tão "falsa" quanto o que os britânicos inventaram. Nós portugueses cometemos genocídios graves no Brasil, Índia, África e Ásia. No Sri Lanka, éramos os piores dos piores, mas ninguém parece querer falar sobre esse fato no exterior e em casa? Até cometemos o genocídio de Wiriyamu, Moçambique nos tempos modernos (1972) e ele é completamente ignorado pela grande mídia? Começamos a escravidão em 1441, tivemos a Inquisição portuguesa em 1536 matando judeus e árabes e rejeitando nosso próprio fenótipo cigano; só para depois inventar a palavra Luso, porque soava melhor. Ainda hoje fazemos genocídio cultural por conta própria dos mirandeses, que são uma minoria de língua não portuguesa que desejam se separar de nosso país. Somos verdadeiramente uma vergonha e o pior colonizador que já invadiu a soberania dentro das nações. Precisamos chegar a um acordo com nossa Realidade Colonial Brutal do passado, se quisermos pegar os pedaços quebrados do que é um país destruído hoje.

    Muitos beijos (K)(K)(K)(K)(K)

    ResponderEliminar
  7. Olá receitas tudo bem? Descubra o segredo das melhores receitas criadas pelos grandes confeiteiros !
    Acesse esse link e aproveite:http://bit.ly/37krTee

    ResponderEliminar
  8. Essa mistura de especiarias parece-me muito bem, vou guardar a receita!

    ResponderEliminar
  9. Paula GASPAR16:34

    Otimas!!! So as achei demasiado doce, para a proxima hei-de reduzir o açúcar para 70%

    ResponderEliminar

Imprimir