Arroz Preto com Lulas e Camarão


Nada como experimentar ingredientes novos. Já tinha comido, há uns anos atrás um maravilhoso arroz negro com camarão. Fiquei sempre com vontade de testar, mas a ideia foi passando. Nem todos os supermercados têm arroz negro à venda, e nem sempre era semana de experimentar.
Na minha ultima ida às compras, ao Lidl, reparei que tinham à venad varias variedades diferentes de arroz, nesta gama de produtos “especiais” que há sempre na altura do natal.
Havia arroz vermelho e também arroz negro. Escusado será dizer que vieram os dois para casa comigo
Dei comigo a tentar recriar aquele arroz negro. Achei-o um pouco mais demorado e trabalhoso de cozinhar, mas no final o arroz ficou delicioso. O arroz negro tem um sabor meio a frutos secos, e é um arroz que fica mais al dente. Demora mais tempo a cozer e absorve o líquido de uma forma diferente.
Deixo aqui a receita e como preparei este prato de arroz.

Ingredientes para 4 pessoas

1 chávena de arroz preto (usei uma chávena com 300ml de capacidade)
2 chávenas de caldo de camarão caseiro (feito com cascas e cabeças de camarão)
350g de miolo de camarão grande
500g de lulas
150ml de vinho branco
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
1 cebola
2 dentes de alho
azeite q.b.
coentros frescos q.b.

Preparação:

Corte as lulas em argolas finas e reserve.
Leve um caçarola ou frigideira larga e grande ao lume. Junte o azeite, a cebola e os dentes de alho picadinhos e a folha de louro e deixe refogar até a cebola estar translúcida. Junte as lulas cortadas e envolva bem no refogado deixando-as cozinhar um pouco. Junte depois o vinho branco e deixe ferver cerca de 5 minutos em lume brando.
Acrescente agora o arroz negro e envolva bem. Junte o caldo de camarão caseiro ainda quente e deixe levantar fervura, retifique de temperos e reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar tapado, cerca de 20 minutos. Ao fim deste tempo, ainda tem imenso líquido, e o arroz ainda não está totalmente cozinhado. Destape o arroz, e aumente o lume. Deixe cozinhar até o liquido estar quase todo evaporado, mais cerca de 20 minutos. Quando estiver nesse ponto (em que a maioria do líquido evaporou), disponha por cima os camarões e deixe acabar de cozinhar. Estará pronto quando todo o líquido tiver evaporado e parecer que o arroz está a começar a querer agarrar ao fundo do tacho/frigideira.
Sirva de imediato polvilhado com coentros frescos picados.


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Hmm, parece bom! Hei de reparar qd for ao LIDL no fds :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá. Acabei por comprar o vermelho, pois já ñ havia o preto. Porém, acho q esta tua sugestão tb deve funcionar c o vermelho ;) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20:47

    É uma sugestão diferente, e visualmente muito bonita!
    O arroz vermelho e o preto, tal como o arroz integral, levam o seu tempo a serem cozinhados.
    Se não estou em erro,j vi estes arrozes à venda na loja de comércio justo em Lisboa (próximo do Fórum Picoas), em lojas de venda a granel (comprei o vermelho na Maria Granel), e em supermercados biológicos.
    A minha homónima, Sara Oliveira do "Não acredito que é saudável", tem um post relatório com a preparação dos arroz vermelho e preto.
    Fico com a sugestão, pois é sempre uma forma de experimentar novos produtos/alimentos e variar um pouco as nossas refeições.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. obrigado pela informação sobre ó assunto me ajudou bastante obrigado

    ResponderEliminar
  5. Estimulante masculino efeito imediato
    Disfunção erétil
    Ejaculação precoce

    ResponderEliminar
  6. Anónimo20:32

    Acabei de seguir esta receita e está ótimo! 👌🏻

    ResponderEliminar

Imprimir