Creme de Coentros com Legumes


Aqui em casa sopa é daquelas coisas que nunca pode faltar no frigorífico. Pessoalmente gosto de cremes de legumes bem cremosos. E essas são as sopas que os miúdos também preferem, o que significa que a maioria das nossas sopas são passadas.
Acabo por fazer sopa 2 a 3 vezes por semana, e a regra é sempre variar o mais possível com os legumes que coloco. E tentando também variar com os legumes que comemos à refeição, de modo a que a variedade seja uma constante. A sopa que faço raramente tem batata - quando muito batata doce, e vou escolhendo legumes mais sazonais e variando as combinações também em função das estações do ano.
Esta semana começou com uma sopa com muitos coentros, para evitar que se estragassem, e ficou uma sopa realmente deliciosa.

Ingredientes para cerca de 1,5l de sopa:

1 batata doce branca pequena
350g de abóbora
2 cenouras
1 courgete pequena
1 molho de coentros frescos
sal q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Descasque a batata doce e as cenouras e corte-as em pedaços pequenas. Corte courgete (eu uso com casca em cubos, bem como a abóbora. 
Num tacho (também pode usar a bimby) coloque todos os legumes e um fio de azeite. Envolva bem os legumes e tape, deixando cozinhar em lume brando, tapado, cerca de 15 minutos (Se usar a Bimby, coloque a 15m a 100ºC, velocidade 1). Mexa de vez em quando.
Ao fim desse tempo cubra os legumes com água - só até cobrir! - tempere de sal e acrescente os coentros grosseiramente picados. Deixe cozinhar mais 15 minutos em lume branco e tapado (Na bimby mais 15m velocidade 1 a 100ºC)
Triture depois bem a sopa até ficar cremosa e retifique de água. se a sopa estiver muito grossa ou até ter a consistência desejada, e retifique também o sal. 
Deixe voltar a levantar fervura.
Sirva bem quente com mais coentros frescos picados ou guarde em recipientes herméticos no frigorífico.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Obrigada pelos tempos na Bimby, faz toda a diferença.
    Se não fosse pedir muito, gostaria de ver receitas aqui com a Bimby, para nos inspirar a tirar mais partido dela.

    ResponderEliminar
  2. Aqui em casa a sopa tb ñ leva batata, mas a de hoje teve direito a um pouco de batata-doce ;) Sopa aconchega sempre a barriga, principalmente em dias frios :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  3. As sopas ficam super cremosas na Bimby. EU faço sopa 2 vezes por semana, a Bimby facilita muito e o resultado final é maravilhoso, não varinha mágica por excelente que seja que obtenha o mesmo resultado.
    Esta semana também saiu lá por casa um creme de coentros bem delicioso :)
    Romã :*

    ResponderEliminar
  4. A abóbora também é cozinhada com casca?

    ResponderEliminar
  5. Como as pessoas comuns estão ganhando 4.200 até 12.000 REAIS POR MÊS, com marmitas fitness ?

    Acesse o link :
    bit.ly/37Rhvdz

    ResponderEliminar

Imprimir