Petinga de Conserva Albardada


Tenho-me lembrado muito da minha avó nestes dias. Acho que herdei dela esta capacidade de nunca querer desperdiçar e de ser capaz de inventar refeições com poucas coisas.
Lembro-me mesmo de muitas coisas que ela fazia, e o que me tenho lembrado mais por estes dias é mesmo de umas batatas albardadas que ela fazia com as sobras das batatas cozidas.
Acho que foi por andar tanto com essa receita na cabeça que acabei a utilizar umas latas de petinga de conserva e a fazer petingas albardadas, como complemento de uma arroz de pimentos e tomate onde aproveitei as sobras do molho de uma caldeirada….
Segue a ideia.

Ingredientes:

2 latas de petinga em azeite
1 ovo
6 colheres de sopa de farinha
sal e pimenta q.b.
2 a 4 colheres de sopa de água

Preparação:

Abra as latas das petingas e escorra o azeite em excesso. Reserve.
Entretanto numa taça junte o ovo e a farinha e tempere de sal e pimenta. Mexa bem, Junte depois a água aos poucos e poucos, de modo a ficar com uma polme grossa que consiga agarrar bem à petinga.
Uma a uma passe as petingas pela polme de modo a que fiquem bem cobertas, e leve-as a fritar em azeite quente até que fiquem douradas.
Escorra sobre papel absorvente e sirvava com um arroz de tomate e pimentos.

Bom Apetite!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir