Tabuleiro de Carne de Porco com Batata Nova e Tomate Seco


Nem sempre é fácil saber o que fazer para as refeições cá de casa. Não é porque me faltem ideias, mas porque tenho como objectivos rentabilizar tudo ao máximo e fazer refeições que os miúdos gostem, comam bem e sem refilar. Ao fim de mais de um mês de confinamento, tudo que seja evitar conflito na hora da refeição, é uma enorme mais valia.
Estamos todos desgastados, é certo. E ainda haver birras de “não gosto disto” ou “outra vez massa” é caso para nos deixar fora de nós!
Sendo assim, no fim de semana saiu algo básico, simples e que o forno fez quase sozinho. Ninguém refilou, todos comeram bem e ainda dá para ir variando com outras coisas que se tenha por casa, como frango, batata doce e acrescentar alguns legumes do agrado de todos!
Siga!


Ingredientes para 2 adultos e 3 crianças:

600g de carne de porco em cubinhos 
1kg de batatinhas novas
4 tomates secos
1cebola pequena
sal e pimenta q.b.
vinho branco q.b.
4 dentes de alho
2 folhas de louro
1 colher de sopa de colorau em pó 
azeite q.b.
azeitonas q.b. para polvilhar

Preparação:

Tempere a carne de porco com sal, pimenta, um pouco de vinho branco,metade do colorau as folhas de louro e dois dentes de alho picadinhos. Deixe marinhar um pouco.
Coloque depois tudo num tabuleiro que via ao forno e à mesa, marinhada incluída, e junte as batatinhas previamente lavadas e cortadas ao meio, o tomate seco picado, os restantes dentes de alho também picados, a cebola em meias luas finas, e tempere tudo com um pouco mais de sal, o restante colorau e regue com um fio de azeite.
Tape, com papel de alumínio  (ou se usar uma ultrapro com a tampa própria) e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 1h30.
Antes de servir polvilhe com azeitonas pretas e acompanhe com uma salada verdes ou couve salteada.


Bom Apetite!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir