Puntinillas Fritas com Maionese de Coentros


A ideia de receber cabazes, seja de produtos horticolas, seja de peixe, como o da Peixinho da Lota, em que nem sempre sabemos o que vamos receber, ou que traz coisas que não cozinhamos habitualmente ou que dificilmente compraríamos de outra forma, é sempre um desafio à nossa criatividade, à descoberta de receitas novas ou a fazermos verdadeiros petiscos!
Foi o que aconteceu, quando o cabaz do Peixinho da lota trouxe as deliciosas “puntanillas” - lulinhas pequeninas. Foi festa cá em casa, com um petisco delicioso, simples de preparar, e de trocar “o mal que faz, pelo bem que sabe”, porque isto de fritos e maioneses não é comida de todos os dias.
Fritei de forma tradicional as puntillas, e acompanhei com uma deliciosa maionese caseira de coentros. Fiz ainda umas batatas doce em palitos no forno só para ficar mais composto e essencialmente por causa dos miúdos que também alinham nestes petiscos.
O pior mesmo é fritar! Mas um dia não são dias!

Ingredientes:

1kg de puntanillas
farinha de milho q.b.
sal q.b.

Para a maionese de coentros:

1 ovo
4 colheres de sopa de coentros frescos picados
1/2 dente de alho
1 colher de chá de mostarda
200ml de óleo vegetal (usei óleo biológico de grainha de uva, mas podem usar outro)
sal e pimenta q.b.
sumo de limão q.b.

Preparação:

De preferência de uma dia para o outro, ou durante algumas horas coloque as puntanillas a escorrer num escorredor, com uma taça por baixo. É importante que as lulihas fiquem bem escorridas e com o mínimo de água possível para que fiquem bem crocantes na hora de fritar.
Depois de bem escorridas tempere de sal. Antes de as fritar coloque-as numa toalha de cozinha lavada ou sobre papel absorvente de modo a secarem e passe-as por farinha de milho. Use novamente o escorredor ou uma peneira lavada para retirar o excesso de farinha das lulinhas, e leve-as a fritar em óleo quente até que fiquem douradas.
Frite poucas de cada vez para não baixar a temperatura do óleo muito depressa e para não empaparem. Retire e escorra sobre papel absorvente. Repita até ter fritado todas as lulinhas.

Para a maionese coloque no copo da varinha mágica o ovo inteiro, o sal e a pimenta, o alho, os coentros picados, a mostarda, umas gotas de sumo de limão e o óleo vegetal. Com a varinha mágica, triture tudo, com movimentos para cima e para baixo de modo a emulsionar a maionese. Prove e se necessário retifique os temperos.
Sirva as puntanillas com a maionese e um pouco e limão.


Bom Apetite!

Sem comentários :

Publicar um comentário

Imprimir