Almôndegas com Molho “Ikea”


Quem nunca comeu almôndegas na Ikea? Eu já, várias vezes, e devo dizer que até gosto. Mas como sou gulosa, o que eu gosto mesmo é do molho de natas que as acompanha, que tanto fica delicioso com as almôndegas, como é óptimo com as batatas fritas ou o puré… Portanto, quando vi que durante o confinamento, a Ikea tinha divulgado e partilhado a receita do molho de natas que acompanha as suas almôndegas, guardei a receita para poder experimentar.
Quanto à receita das almôndegas, usei uma habitual cá em casa, apenas com carne de vaca, e deixo ao vosso critério a receita de almôndegas que escolherem usar. Mas o molho, esse, vale a pena. 
Boa semana a todos.

Ingredientes para 4 pessoas:

600g de carne de vaca picada (pedi no talho para picarem carne de vaca de estufar)
sal e pimenta q.b.
1 cebolinha pequena finamente picada
1 dente de alho
1 colher de sopa de ervas secas a gosto
azeite q.b.


Molho Ikea:

40g de manteiga
40g de farinha de trigo
2 colheres de chá de molho de soja
1 colher de chá de mostarda
150ml de natas
150ml de caldo de legumes caseiro
150ml de caldo de frango caseiro

Preparação:

Comece pro fazer as almôndegas. Numa taça coloque a carne. Junte a cebola e o dente de alho bem picadinho e tempere com as ervas secas, o sal e a pimenta. Amasse tudo muito bem com as mãos durante alguns minutos, Quanto mais amassar, de modo a ficar com uma massa quase homogénea, mais compactas as suas almôndegas ficam, e menos probabilidade de se desfazerem ao cozinhar.
Molde depois as bolinhas, amassando também muito bem cada uma delas. e coloque-as pelo menos 30 minutos no frigorífico antes de cozinhar. Neste ponto estão também aptas para ser congeladas podendo depois ser cozinhadas diretamente do congelador - sem descongelar.
Entretanto prepare o molho. Leve ao lume um tacho com a manteiga e deixe derreter. Junte depois a farinha e envolva bem, deixando a farinha absorver a manteiga e deixando-a também cozinhar um pouco. Acrescente depois o caldo de frango, e depois o caldo de legumes, aos poucos e poucos, mexendo sempre, e de modo a que o molho engrosse. Junte depois as natas, o molho de soja e a mostarda e deixe levantar fervura. Se necessário ajuste os temperos.
Para terminar, cozinhe as almôndegas num tacho ou frigideira com um pouco de azeite, até que fiquem douradas e cozinhadas no seu interior.
Sirva depois as almôndegas com o molho e acompanhe com batata frita ou puré e uma salada verde.

Bom Apetite!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir