Peitos de Frango com Mel e Limão


Apesar de pessoalmente não ser a maior fã de peito de frango, tenho cá em casa dois miúdos que adoram, e quando o almoço e o jantar são bifinhos de frango de alguma forma é quase sempre um sucesso. 
Com isto de cozinhar todos os dias ao almoço e ao jantar, e ter também de fazer coisas mais simples e rápidas, os bifinhos de frango acabam por fazer parte da ementa mais vezes.
Desta vez fiz na frigideira com um molho muito simples de mel e limão - que graças a Deus vão chegando cá a casa pelas mãos de amigos e família, que eu não gosto de não ter limões em casa!

Ingredientes para 4 pessoas:

4 peitos de frango inteiros
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
1 colher de chá de colorau em pó
1 folha de louro
100ml de vinho branco
1 limão
2 colheres de sopa de mel
azeite q.b.

Preparação:

Comece por temperar os peitos de frango com sal, pimenta, os dentes de alho picadinhos, o louro, o colorau e o vinho branco e sumo de meio limão, e deixe a marinar algumas horas ou de um dia para o outro.
Leve depois uma frigideira ao lume com cerca de 1 colher de sopa de azeite e deixe aquecer. Coloque os peitos de frango inteiros e deixe alourar e cozinhar de ambos os lados, cerca de 15 minutos no total (se achar que a carne poderá ainda não estar bem cozinhado, deixe-os mais um pouco, mas se os deixar muito tempo, o frango vai ficar seco em vez de suculento)
Junte depois na frigideira a outra metade do limão às rodelas finas e acrescente o mel. Deixe caramelizar, de modo a que o frango ganhe uma cor mais dourada, assim como o limão.
Retire e deixe repousar uns minutos. Corte depois o peito de frango em tiras não muito finas. Regue com o molho que se formou na frigideira e sirva com arroz branco e uma salada ou outro acompanhamento a gosto.

Bom Apetite!

1 comentário :

Imprimir