Arroz de Polvo com Vinho Tinto



Faltam 10 dias para o Natal. No fim de semana começou a azáfama na cozinha. saíram as primeiras fornadas de biscoitos e bolachas e já alguns cabazes prontos a seguir pelo correio, para pessoas especiais e em forma de agradecimento.

Claro que todos os presentes já estão comprados há muito tempo, mas ainda me falta embrulhar quase tudo. E eu adoro embrulhar presentes! De qualquer maneira acho que tudo está encaminhado! 

Mas depois, existe a vida além do natal. Continuam as rotinas de casa e de escola e com os miúdos. As compras e as refeições.


E uma das nossas refeições foi este delicioso arroz de polvo com vinho tinto, que fica realmente delicioso!

E assim começamos mais uma semana!


Ingredientes para 4 pessoas:


1 polvo com cerca de 1 kg

1 chávena (com 300ml de capacidade) de arroz carolino

2 cebolas

2 dentes de alho

150ml de vinho tinto

1 folha de louro

2 colheres de sopa de azeite

Sal e pimenta q.b.

Coentros picados q.b.


Preparação:


Numa panela (ou na slowcooker) coloque o polvo (inteiro e previamente descongelado) juntamente com a cebola previamente descascada. Não é necessário juntar água nem sal. Tapar a panela e deixar cozinhar o polvo em lume muito brando até estar macio e a cebola desfazer-se. (Na slowcooker cozinhar em low durante 8 horas)

Ao fim desse tempo retire o polvo da panela, e reserve o caldo que se formou durante a cozedura.

Pique depois a cebola juntamente com os dentes de alho e leve a refogar numa panela juntamente com o azeite e uma folha de louro. Acrescente depois o vinho tinto e o polvo cortado em pedaços  e deixe ferver durante uns 5 minutos. Junte depois o arroz e duas a três vezes o volume do arroz em caldo de cozedura do polvo, consoante  gostar do arroz mais seco ou mais molhadinho e com calda. Se o caldo não for suficiente acrescente água até perfazer essa quantidade. Retifique de sal e pimenta e acrescente um pouco de picante a gosto.

Deixe cozinhar, tapado, em lume brando, até o caldo ter sido absorvido e o arroz estar cozido.

Sirva polvilhado com coentros picados.


Bom Apetite!


3 comentários :

  1. Adoro arroz de polvo. Deixou-me a salivar

    Feliz inicio de semana

    ResponderEliminar
  2. Tem tão bom aspeto! Adoro! <3
    . www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana,
    Por sua influencia, comprei uma slowcooker! Ando agora sempre à procura de receitas para a panela. Nunca me tinha lembrado do polvo! Obrigada!

    ResponderEliminar

Imprimir