Bolo de Bolacha em Camadas com Natas, Caramelo salgado, Suspiros e Framboesas



Foi o meu bolo de aniversário, ainda que não seja bem um bolo, mas mais uma deliciosa sobremesa. Por isso faz sentido pensar nela como algo a preparar em qualquer ocasião festiva, tal como a mesa de final de ano.

Na verdade são 3 bolachas em formato grande (eu tentei fazer em forma de árvore de natal, mas qualquer formato é valido, e para o final de ano faria discos de bolacha, por exemplo, ou uma estrela), sobrepostas, e recheadas entre elas.

Podem utilizar para recheio e decoração o que quiserem, e o que mais gostarem. Eu optei por bolacha de chocolate, com natas batidas, suspiros, framboesas, caramelo salgado e compota de frutos vermelhos.





Ingredientes para a bolacha:


280g de farinha

20g de cacau em pó

200g de manteiga

100g de açúcar


Para o recheio:


suspirinhos em tamanho pequeno (receita aqui: http://paracozinhar.blogspot.com/2009/06/suspiros.html)

doce de frutos vermelhos ou framboesa ou morango, de compra ou caseiro (http://paracozinhar.blogspot.com/2010/04/doce-de-morango.html)

200ml de natas batidas em chantilly

250g de framboesas frescas

caramelo salgado (receita aqui: http://paracozinhar.blogspot.com/2015/03/sobremesa-gelada-com-chocolate-caramelo.html)

hortelã para decorar

açúcar em pó q.b.


Preparação:


Num robot de cozinha coloque a manteiga fria cortada em cubos, a farinha, o açúcar e o cacau e triture até obter uma mistura semelhante a migalhas grossas. Retire depois para a bancada da cozinha, e continue a misturar com as mão até obter uma massa lisa e homogénea que se consiga esticar com o rolo da massa. Se não tiver robot de cozinha, coloque todos os ingredientes numa taça e esfarele a manteiga com os restantes ingredientes à mão, de modo a obter a mesma massa lisa e homogénea capaz e ser esticada com o rolo da massa. Não ceda à tentação de derreter a manteiga e misturar aos ingredientes, pois a massa vai ficar muito mole e vai agarrar toda ao rolo da massa e será quase impossível de esticar e de formar a bolacha,

Divida a massa em 3, e estique depois cada pedaço de massa com o rolo da massa, com cerca de 0,5cm de espessura e corte-a depois com o feitio que desejar: pode ser um disco de bolacha grande, ou um qualquer template que pode fazer em papel e usar como formato que desejar.

Forme as bolachas e leve-as depois ao forno, previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 8 a 10 minutos, até começarem a ficar douradas nas bordas.

Retire cuidadosamente e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.

Pode depois formar o “bolo”.

Coloque uma das bolachas num prato de servir ou tábua de madeira. Sobre a bolacha coloque um pouco de natas (com a ajuda de um saco de pasteleiro para fazer pequenos montinhos), suspiros, framboesas frescas, um pouco de molho de caramelo e de doce de frutos vermelho. Cubra com a outra bolacha e assim sucessivamente até terminar com a última bolacha.

Capriche na decoração da última bolacha, de modo a que fique mais harmonioso e bonito, por é a decoração final da bolacha. Decore também a última bolacha com folhinhas de hortelã fresca, e polvilhe com açúcar em pó.

Para servir, parta a bolacha e sirva com todos os elementos!


Bom Apetite!


3 comentários :

  1. Que beleza! Uau!! Bom Ano!

    ResponderEliminar
  2. Ho letto questo articolo 안전카지노사이트 in merito alla parvenza delle tecnologie più recenti e precedenti, è un articolo sorprendente.

    ResponderEliminar
  3. Ihre Mittel, das ganze in diesem Text zu beschreiben.
    ist wirklich gut, jeder kann sich 일본야구경기중계 dessen ohne Schwierigkeiten bewusst sein,
    Vielen Dank.

    ResponderEliminar

Imprimir