Queques de Mirtilos



O Zé Maria pediu-me, no final do ano lectivo, se podíamos dar umas bolachinhas feitas por nós à professora, já que ela tinha gostado muito das que tínhamos oferecido no Natal. Pediu-me também se podíamos dar uma flor, “porque tu gostas de flores mamã, e a professora também deve gostar, não é?”

Escolhi um vasinho de violetas para a professora e em vez de bolachas oferecemos uma caixinha com queques de mirtilos. Parece que acertámos, porque descobrimos assim que as flores preferidas da professora eram as violetas e recebemos uma mensagem simpática a agradecer o gesto, os mimos e a pedir para partilhar a receita.

Acredito sempre que “quem dá amor, recebe amor”, e os professores dão amor todos os dias aos nossos filhos. Acredito que “cozinhar é uma forma de amar os outros”, e gosto de demonstrar desta forma o meu agradecimento pela dedicação, esforço e compromisso não só desta professora, mas também de todos os outros. 

Acredito também que passo a mensagem aos meus filhos. De Amar e Agradecer. 


Ingredientes para cerca de 12 a 18 queques (depende dos tamanhos das formas):

(adaptado de uma receita de “Confeitaria Hummingbird - Receitas de sonho, página 122)


360g de farinha sem fermento

370g de açúcar em pó

2 colheres de chá de fermento em pó

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

375ml de buttermilk (se não encontrar buttermilk à venda, poderá utilizar 275ml de leite meio gordo ao qual juntou 1 colher de sopa de sumo de limão. Deixe repousar uns 15 minutos e use essa mistura)

1 ovo

1/2 colher de chá de essência de baunilha

70g de manteiga derretida mas sem estar quente

250g de mirtilos



Preparação:


Numa taça junte a farinha, o açúcar, o fermento e o bicarbonato de sódio. Misture e reserve.

Noutro recipiente junte o buttermilk, o ovo, a baunilha e misture com a ajuda de uma batedeira ou robot de cozinha até ficar bem ligado.  Acrescente depois, aos poucos a mistura de farinha e açúcar e continue a bater até que todos os ingredientes estejam ligados.

Acrescente depois a manteiga derretida e misture até estar incorporada. e bata tudo até obter uma massa consistente e homogénea,

Por fim acrescente os mirtilos e envolva-os cuidadosamente à mão, com a ajuda de uma colher de pau.

Forre as formas de queques com forminhas de papel e com a ajuda de uma colher encha as formas até dois terços de capacidade e leve ao forno previamente aquecido  180ºC durante cerca de 30 minutos ou até os queques estarem cozinhados e a massa fofo ao toque.

Deixe arrefecer ligeiramente e coloque-os depois numa grelha apara que arrefeçam completamente.


Bom Apetite!


3 comentários :

  1. Sem dúvida, Joana! Mas, infelizmente, ainda há muita gente que não olha para os professores com os teus olhos carinhosos... Obrigada por mais uma receita de queques com mirtilos, nunca são de mais :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  2. Hello! Thanks for sharing this amazing content your information is really very awesome to read. Keep it up and best of luck with your future updates. how to check airtel data balance online

    ResponderEliminar
  3. I am very happy top read this one. I hope in future you share more good updates with us. Now it's time to avail https://zapshutters.co.uk/" for more information.

    ResponderEliminar

Imprimir